ALUNOS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL PARTICIPAM DE FESTIVAL DE POESIA EM TRAJANO

“A poesia é uma arte da linguagem. Certas combinações de palavras podem produzir uma emoção que outras não produzem. Temos grandes poetas em Trajano de Moraes” – foi com essas palavras, que o professor e secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer na cidade, Elielton Riguetti, buscou incentivos para realizar o Festival de Poesias na cidade. Inspirados em poetas de nome os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino participaram e encantaram o público na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins.

O evento é resultado de uma vontade dos alunos com incentivo do prefeito Rodrigo Viana, do vice Jorge Diniz, e iniciativa do secretário Elielton Riguetti. “A gente pensa que a oportunidade tem que ser dada a todos. Esses alunos realizaram um sonho que pode render frutos e um futuro promissor. Trajano de Moraes é um celeiro de poetas. Quero agradecer aqui aos professores e aos familiares dos alunos que também foram os responsáveis por esse evento”, disse o secretário.

Elielton afirmou que durante a execução das atividades novos talentos foram descobertos e o gosto pela leitura e pela escrita foram intensificados. “O Festival de Poesias provocou uma mudança significativa nos alunos. Muitos deles eram tímidos e acabaram nos surpreendendo. Eles escolheram o formato e com isso adquiriram muita afinidade na poesia por ser um trabalho que exige de quem faz uma quantidade de pensamentos, de decisões, de escolhas e de combinações”, acredita o secretário de Educação.

E foi diante de narrações e contos, que a noite em Trajano de Moraes, foi diferente da habitual. “Esse Festival teve o intuito de criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita nos alunos, além de promover a poesia e valorizar esta expressão literária. O evento ficou muito bonito e interagiu entre todos os estudantes matriculados tanto na Rede Municipal quanto na Estadual”, destacou o vice-prefeito Jorge Diniz.

A secretária municipal de Assistência Social Juliana Esteves Viana, também marcou presença no evento e observou que o evento desenvolve nos alunos um senso de responsabilidade, cuidado mútuo e vivência social que deve ser nutrido. Ela ressaltou ainda que a poesia é uma das vertentes artísticas que merece destaque nas escolas.

“A poesia, além de ser um exercício do transbordar das nossas emoções e sentimentos, é também a linguagem viva, cheia de significado. O estímulo à leitura e à produção textual é essencial na composição de uma sociedade mais reflexiva e vibrante e é nossa intenção fortalecer isso nos alunos da rede municipal de ensino”, citou Juliana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-da-rede-municipal-e-estadual-participam-de-festival-de-poesia-em-trajano/