ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TRAJANO VISITAM EDIÇÃO DA FLIM EM MADALENA

Com o objetivo de visitar e adquirir conhecimento na Festa Literária – FLIM, alguns alunos da Rede Municipal de Ensino de Trajano de Moraes, participaram da 8ª edição que aconteceu durante o final de semana, na cidade vizinha de Santa Maria Madalena. Este ano a FLIM homenageou a autora Ana Maria Machado. Durante a edição os alunos puderam trocar experiências, caminhar entre os stands e viajar no mundo imaginário da leitura.

Ana Maria Machado é considerada pela crítica como uma das mais versáteis e completas escritoras brasileiras contemporâneas. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Elielton Riguetti, a participação de alunos em eventos dessa magnitude acrescenta muito e amplia o conhecimento.

“É uma troca que eles vão levar para a vida toda. Quero parabenizar o evento na pessoa dos organizadores em especial ao Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura Marcelo Lima”, destacou Elielton Riguetti.

A festa começou na sexta-feira (25) e contou com shows, exposições, poesias, oficinas, danças, palestras, contação de histórias, teatro e lançamento de livros. As atrações são para crianças e adultos. “Entre os objetivos principais da Festa Literária, está o de popularizar o livro, aproximar escritores de renome regional, estadual e nacional de leitores, e incentivar a leitura. Aqui os alunos têm todas essas possibilidades diante dos seus olhos. O nosso País precisa focar mais na leitura”, sugeriu Elielton.

Em sua rede social, o diretor da Escola Municipalizada Maria Mendonça, Nilton César Riguetti, agradeceu a Gestão pública a oportunidade de levar os alunos ao evento. “Agradeço ao prefeito Rodrigo Viana e ao Secretário Elielton Riguetti por ter nos dado o transporte para FLIM, onde estivemos com a escritora Ana Maria Machado”, disse.

O grupo de teatro Harmonia, dirigido pela atriz madalenense Marlene Freitas, apresentou a peça Fragmentos, baseada em textos de vários autores. Fez parte do elenco Iris Corradi, Maria Elisa Caputo, Ryan Poubel, Ana Mara, Joana, Suellen, Angélica, Lucas, Carlos Alexandre, Arthur, Grazielly , Sabrina e Marlene.

No mesmo dia, Cecília Pinheiro, professora na Escola Municipal Alto Independência, em Petrópolis, compartilhou a experiência do Projeto Independência, que está reconfigurando as práticas pedagógicas  na escola pública e em 2015 ganhou do MEC o prêmio de Inovação em Educação.

Já no domingo, a professora e escritora Vanda Salles, ativista cultural em São Gonçalo, fez palestra sobre a obra da poetisa madalenense Mariná Valentim de Moraes Sarmento (1909-2003), que às vezes se assinava Mariná do Brasil.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-da-rede-municipal-de-ensino-de-trajano-visitam-edicao-da-flim-em-madalena/

Pular para o conteúdo