ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TRAJANO PARTICIPAM DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO HORTO FLORESTAL

As ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente, realizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Defesa Civil de Trajano de Moraes, cumprem na Floresta Estadual José Zago, no bairro Represa, uma semana de ações em prol ao meio ambiente. Na programação os alunos conhecem a biodiversidade de forma lúdica e física ao mesmo tempo. Toda a atividade é devidamente é acompanhada por profissionais e técnicos em meio ambiente.

Durante a semana, os alunos puderam assistir palestra sobre cuidados com a água e demonstrações sobre o processo de purificação de esgoto. Também foi abordado o impacto do lixo no meio ambiente. As turmas ainda puderam participar de um quiz sobre cuidados com a natureza. O secretário municipal do meio ambiente, Murilo Portugal, destaca que a Semana do Meio Ambiente é importante para a atualização de conhecimentos sobre o tema, uma vez que os cuidados com a natureza ficam, muitas vezes, esquecidos no dia a dia.

“As crianças foram participativas e os professores estimularam a interação delas, tanto na parte de visualização das atividades quanto das perguntas. Vale lembrar que a Educação Ambiental da secretaria realiza, durante o ano todo, o roteiro de ações em prol do meio ambiente além de palestras em escolas”, destacou Murilo Portugal.

A Semana do Meio Ambiente é uma iniciativa que visa inserir a sociedade sobre a necessidade da preservação ambiental e conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. As ações ambientais tiveram atividades como gincana, trilha ecológica, coleta de sementes, quis ambiental, tirolesa e palestras de educação ambiental.

“A missão de cuidar do meio ambiente não depende somente dos gestores públicos, mas principalmente deles, os mais jovens. Por esse motivo trazemos à tona esse debate ambiental, conscientizando a nossa população da importância de um ambiente limpo e arborizado. O objetivo será o de motivar a responsabilidade socioambiental entre os jovens. Para esta semana procuramos elaborar um conteúdo que pudesse contribuir no processo de educação ambiental auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes”, ressaltou Murilo.

Os agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente destacaram que a ação é uma oportunidade para as crianças ampliarem seus conhecimentos e observarem seus comportamentos. “Essa atividade possibilita o aprendizado e incentiva nossos alunos a colocarem em prática o que aqui aprenderam. Os alunos da rede municipal também aprovaram a iniciativa. Esse é um tipo de atividade que fortalece o conhecimento dos alunos e para os professores é mais uma ferramenta no processo pedagógico”, concluiu o secretário Murilo Portugal.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-da-rede-municipal-de-ensino-de-trajano-participam-da-semana-do-meio-ambiente-no-horto-florestal/