ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPALIZADA PONTE NOVA EM TRAJANO APRENDEM SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Os hábitos de se alimentar corretamente e seguir uma dieta balanceada podem ser construídos e estimulados ainda na infância. Então, por isso, quando o assunto é a alimentação das crianças, sabemos que os pais são os responsáveis pelo primeiro exemplo na hora de incentivar hábitos saudáveis. Mesmo assim, não podemos nos esquecer da escola! Na sala de aula, é possível aprender mais sobre os ingredientes, além de incentivar a criação de hortas, por exemplo. Em Trajano de Moraes, a Escola Municipalizada Ponte Nova, tratou de ensinar as crianças a ter uma alimentação saudável.

A diretora da unidade de ensino, Claudia Fagundes disse que foram realizadas no local palestra de conscientização, onde os alunos aprendem mais sobre a alimentação saudável. Ainda segundo ela, a apresentação foi feita de acordo com a idade das crianças. “É curioso como as crianças prestam atenção em tudo. Elas se familiarizam com o ingrediente, querem saber mais sobre ele e sentem vontade de experimentá-lo. É uma experiência maravilhosa”, contou.

Participou da ação, cerca de 37 alunos, quatro profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e envolveu sete profissionais da rede municipal de ensino. Os profissionais frisaram sobre a importância de se alimentar bem, e com isso evitar possíveis doenças causadas pela má alimentação. “O controle também é feito com as palestras quando ensinamos aos alunos as melhores escolhas na hora do lanche”, destacou Cláudia.

Comer bem tem de começar cedo. Ao dar início a uma jornada alimentar de qualidade já nos primeiros anos de vida, a escola contribui para um desenvolvimento saudável e feliz de seus alunos. Também apoia os pais na missão de educar os filhos para que façam escolhas nutritivas fora da escola, seja em casa, ou em qualquer lugar sem a supervisão de um adulto, evitando, entre outras coisas, o mal moderno da obesidade infantil.

Para que cresçam saudáveis, os alimentos que compõem a merenda escolar, servida a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, são variados – com a presença de carboidratos, proteínas e gorduras – e seguem uma tabela de calorias indicada para cada faixa etária atendida. Os itens, inclusive, são ricos em macronutrientes, que fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e à manutenção do corpo. A seleção dos alimentos e o processo de preparo obedecem às normas estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), afirmou a diretora Cláudia Fagundes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-da-escola-municipalizada-ponte-nova-em-trajano-aprendem-sobre-alimentacao-saudavel/