AGENTES DA DEFESA CIVIL PODAM ÁRVORE QUE CAIU SOBRE RUA EM TRAJANO DE MORAES

Poucos trajanenses sabem que precisam pedir autorização antes de cortar ou mesmo de fazer poda de árvores no passeio público ou quando a copa atrapalha o trânsito de pedestres e veículos. Por isso, a Secretaria de Municipal de Defesa Civil alerta à população quanto ao corte ou poda das árvores no município, o que também vale para as árvores plantadas dentro de propriedade particular. Recentemente os agentes atuaram na retirada de uma árvore que caiu em uma das ruas do município.

A arborização é um componente de grande importância na paisagem das cidades, e em Trajano de Moraes não é diferente. Além da função paisagística, ela também exerce outras ações como proteção contra a força dos ventos, sombreamento, ambientação à permanência dos pássaros, absorção de poeiras e sólidos em suspensão, contribuindo, assim, com a melhoria da saúde física e mental da população.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil Mauricio Matoso Batalini, o trabalho começou pelo corte de galhos que estavam pondo em perigo a passagem das pessoas na rua. “Embora seja de fundamental importância na vida do município, as árvores podem entrar em conflito com os equipamentos públicos e outros elementos do espaço urbano, mesmo quando é feito um bom planejamento na arborização. Neste caso aqui específico, ela caiu e oferecia risco”, explicou.

Tentando evitar ações dessa natureza, a prefeitura, através das secretarias responsáveis realizaram a limpeza, poda e corte. “A área ficou isolada para o corte total da árvore, por se tratar de um arbusto com tronco grande. Motosserras e cordas foram usadas no corte. Uma escada de longo alcance possibilitou o acesso às extremidades da árvore. Todo o trabalho exigiu cuidado para que a retirada não provocasse danos. Os funcionários que participaram da ação estavam usando material de segurança, ou seja, os chamados Equipamentos de Proteção Individual – EPI”, narrou o agente Mauro Martins.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/agentes-da-defesa-civil-podam-arvore-que-caiu-sobre-rua-em-trajano-de-moraes/