PREFEITURA DE TRAJANO REALIZA AÇÃO PARA COIBIR DESCARTE IRREGULAR

A Coleta de lixo é feita regularmente em Trajano de Moraes e segue um cronograma, mas infelizmente algumas pessoas ainda descumprem o correto e agem de forma irregular. Prova disso foi à quantidade de lixo retirada no alto de Serra das Almas pela equipe de Serviços Públicos da prefeitura de Trajano de Moraes, na manhã de terça-feira (1). O secretário da pasta, Juninho Azevedo, acompanhou todo o trabalho e afirmou que desde o início da pandemia, a geração de resíduos dobrou no município e nos distritos e na mesma proporção o descarte irregular.

A prefeitura faz freqüentemente campanha contra o descarte irregular. “A gestão pública municipal disponibiliza através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos a coleta diariamente com caminhões e funcionários. A ação é feita regularmente, mas o que os funcionários encontraram no alto de Serra das Almas, foi resíduos e muito lixo abandonado irregularmente. A população deve se conscientizar sobre esse tipo errada de ação”, enfatizou o secretário.

Segundo ele, desde o inicio da pandemia Covid-19 a gestão pública reforça a necessidade de conscientização da população quanto ao descarte correto de lixo e entulhos. “Devido à situação financeira da prefeitura, com sucessivas perdas ao longo dos últimos meses por conta da pandemia, tivemos que rever várias ações com o objetivo de não deixar falhas nas ações. A coleta de lixo segue sem alterações, porém pedimos à população que descarte o lixo nos locais certos e no horário”, solicitou.

O governo municipal está empenhado em garantir a limpeza das ruas da cidade bem como na zonal rural. “Para isso, a equipe já iniciou uma ação que inclui a retirada de entulhos das calçadas e alerta a população sobre os perigos e os desconfortos gerados pelo descarte irregular de resíduos – que é passível de multa ao infrator. Com as ruas mais limpas e cuidadas, garantimos mais qualidade de vida e menos riscos de doenças trazidas pelo acúmulo de resíduos. Precisamos da ajuda de todos nessa hora”, disse Juninho Azevedo.

O descarte irregular prejudica não só a saúde da população, mas também seu deslocamento e, consequentemente, sua segurança.  “Já identificamos alguns moradores que fazem esse tipo de descarte, irregular, e já os orientamos sobre as formas corretas de realizar esse descarte. O problema maior é que, invariavelmente, esses resíduos são contaminados pelo despejo, feito por moradores, de lixo domiciliar junto às vezes até em meios aos entulhos. Com isso, geram focos de doença principalmente pela aparição de animais peçonhentos”, frisa.

Para pedir a retirada de entulho, os munícipes podem recorrer à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, localizada na Praça Waldemar Magalhães – Centro de Trajano de Moraes, ou por telefone: (22) 2564-2567.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-realiza-acao-para-coibir-descarte-irregular/