Poucos trajanenses sabem que precisam pedir autorização antes de cortar ou mesmo de fazer poda de árvores no passeio público ou quando a copa atrapalha o trânsito de pedestres e veículos. Por isso, a Secretaria de Municipal de Defesa Civil alerta à população quanto ao corte ou poda das árvores no município, o que também vale para as árvores plantadas dentro de propriedade particular. Recentemente os agentes atuaram na retirada de uma árvore que caiu em uma das ruas do município.
A arborização é um componente de grande importância na paisagem das cidades, e em Trajano de Moraes não é diferente. Além da função paisagística, ela também exerce outras ações como proteção contra a força dos ventos, sombreamento, ambientação à permanência dos pássaros, absorção de poeiras e sólidos em suspensão, contribuindo, assim, com a melhoria da saúde física e mental da população.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil Mauricio Matoso Batalini, o trabalho começou pelo corte de galhos que estavam pondo em perigo a passagem das pessoas na rua. “Embora seja de fundamental importância na vida do município, as árvores podem entrar em conflito com os equipamentos públicos e outros elementos do espaço urbano, mesmo quando é feito um bom planejamento na arborização. Neste caso aqui específico, ela caiu e oferecia risco”, explicou.
Tentando evitar ações dessa natureza, a prefeitura, através das secretarias responsáveis realizaram a limpeza, poda e corte. “A área ficou isolada para o corte total da árvore, por se tratar de um arbusto com tronco grande. Motosserras e cordas foram usadas no corte. Uma escada de longo alcance possibilitou o acesso às extremidades da árvore. Todo o trabalho exigiu cuidado para que a retirada não provocasse danos. Os funcionários que participaram da ação estavam usando material de segurança, ou seja, os chamados Equipamentos de Proteção Individual – EPI”, narrou o agente Mauro Martins.