AGENTE DE DESENVOLVIMENTO DE TRAJANO PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE COMPRAS PÚBLICAS E LICITAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Como preparar a minha empresa para vender para o governo? Essa e outras perguntas são comuns entre os pequenos empresários. Pensando neste nicho, recentemente os Agentes de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Trajano de Moraes, participaram de uma reunião de capacitação no município de Cantagalo. Por lá outro assunto ganhou destaque, como, por exemplo, sobre a possibilidade dos pequenos negócios participarem de licitações públicas e compras governamentais.

O Agente de Desenvolvimento, Jhonny Lage explicou que a palestra serviu ainda para incentivar os comerciantes de Trajano de Moraes a participarem das licitações Municipais. “Todos sabemos que os empresários têm um desafio constante de aproveitar novas oportunidades para seus negócios. Uma das alternativas interessantes são as compras governamentais. Nas instituições públicas esse processo é feito por licitação. O primeiro passo importante para sua empresa é conhecer as regras do jogo para conseguir espaço nesse mercado promissor. E no treinamento isso foi possível de entender”, disse.

Ainda de acordo com o Agente de Desenvolvimento, Jhonny Lage, as empresas quando fazem negócios costumam realizar uma pesquisa sobre seu futuro cliente com o objetivo de verificar sua situação financeira, obter referências comerciais, enfim realizar uma análise de risco. “Vender para o governo é uma alternativa interessante para empresa, mas essa oportunidade deve estar associada às boas práticas de negócio. É necessário atentar para os cuidados que são imprescindíveis para o sucesso da negociação. Uma boa e completa análise de risco deve acontecer antes da negociação com a empresa pública”, observa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Teresópolis, Lucas Guimarães, abordou durante sua apresentação soluções e métodos para aumento da produtividade em compras na Região Serrana. “Mais uma vez, uma ação da Gestão Municipal ganha projeção, evidenciando Teresópolis de forma positiva e inovadora em gestão pública. Sinal de que nosso município está comprometido com as boas práticas baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social”, assinalou Lucas Guimarães.

Ele lembrou que o sistema foi implantado em 2018 pelo prefeito Vinicius Claussen.  O Programa Municipal de Compras Governamentais abrange a formação continuada dos servidores envolvidos diretamente nos procedimentos licitatórios, através de cursos presenciais e a distância, fóruns e seminários. “O objetivo é facilitar o acesso dos microempreendedores individuais e empresários de pequeno e médio portes da cidade às aquisições feitas pela prefeitura”, acrescentou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/agente-de-desenvolvimento-de-trajano-participa-de-capacitacao-sobre-compras-publicas-e-licitacao-para-pequenas-empresas/