Texto e fotos: Geraldo Carvalho
Preocupados com a atual situação de estiagem de água que atravessa a região, a prefeitura de Trajano de Moraes em parcerias com a Emater, Fiperj e secretarias municipais do Ambiente e Agricultura, realizaram uma reunião no último dia 5 de Fevereiro, que teve o objetivo de organizar um projeto de conservação das nascentes do município.
Participaram do encontro, técnicos da Fiperj: Ana Paula Rodrigues, Andrea Fernandes e Gilson Afonso de Menezes além de Roberto Lage Jr, José de Castro, representando a Emater, o consultor Mário Alfredo Botelho, o Coordenador Regional da Cedae: Marcio Maciel, além dos secretários municipais Jorginho Diniz (Agricultura), Dr. Ozório Marques (Meio Ambiente) e o Presidente do Legislativo Isaias Nogueira.
Durante uma hora e meia, os profissionais debateram as principais causas da seca na região, analisaram o perfil de cada distrito do município e ficaram de organizar um arrojado projeto de ações para prevenir no futuro a vida dos produtores rurais trajanenses. E ainda nesta pauta de reunião, os técnicos da Fiperj explicaram aos presentes que as suas atribuições estão no atendimento técnico ao aquicultor e pescador, seja de água doce ou salgada na missão de promover o desenvolvimento sustentável gerando e difundindo informações e tecnologias, articulando políticas públicas para o setor em benefício da sociedade.
Resumindo o resultado do encontro, os profissionais vão escolher outra data para mais uma reunião e elaboraram um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e a Fiperj para ser desenvolvido a cultura da psicultura em Trajano de Moraes através das secretarias de Agricultura e do Ambiente, e o prefeito Carlinhos Gomes que apóia esta iniciativa, diz que colocará a disposição também as demais secretarias e que dará apoio técnico no que precisarem. ”Estamos juntos em colaboração no enfrentamento da estiagem em nosso município e os produtores tendo alguma dúvida, que procurem as nossas secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, pois temos secretários preparados para atendê-los.” -disse o prefeito Carlinhos Gomes.