EMATER convoca produtores de Trajano para reunião com objetivo de conter os efeitos da estiagem

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

O escritório local da Emater em Trajano de Moraes está convidando os produtores rurais de Visconde de Imbé, Barro Alto, Santo Inácio, Sumidouro, Ipiranga e Bonança para participarem de uma grande reunião no dia 23 de Fevereiro, às 18 horas, na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins no centro da cidade, que terá o objetivo em discutir a participação do município no Programa Rio Rural Emergencial. Esta será mais uma parceria que o Governo do Estado realiza com o executivo trajanense, onde as coordenadas do importante projeto terá como liderança o experiente engenheiro agrônomo da Emater, José de Castro.

Nesta reunião, serão mostradas aos produtores as atuais práticas emergenciais incentivadas como a proteção de nascentes, restauração de mata ciliar, implantação de sistemas agroflorestais, construções de barragens subterrâneas e também de canais de contenção e caixas de capitação de água.

Para que o produtor se prepare para as possíveis futuras secas, serão ensinadas técnicas econômicas de formação de pastagem, pastoreio rotacionado, formação de capineira, milho, sorgo para silagem, formação de canavial para suplementação da alimentação animal, adubação verde, aquisição de sistemas de irrigação entre outros benefícios que melhorem a vida do produtor.

Segundo o técnico da Emater Sr. Castro, os produtores devem comparecer as reuniões munidos de documentos e cada um deve escolher obrigatoriamente a prática ambiental incentivada e assim terá direito a prática econômica acima citada. E quem tiver dúvidas ou querer obter mais esclarecimentos, que entre em contato com o técnico executo do Programa Rio Rural na sua própria microbacia. Vale completar que este projeto de auxílio tem as ações diretas do Governo do Estado, Emater, Rio Rural e Prefeitura de Trajano de Moraes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/emater-convoca-produtores-de-trajano-para-reuniao-com-objetivo-de-conter-os-efeitos-da-estiagem/