TURISMO DE TRAJANO É UMA DAS PAUTAS NA REUNIÃO EM MARIA MENDONÇA COM DEPUTADO ESTADUAL WELBERT REZENDE

O estado do Rio de Janeiro, mundialmente conhecido por suas belas praias, também guarda tesouros turísticos distantes do litoral. No município de Trajano de Moraes, por exemplo, o fomento ao turismo rural é uma estratégia com grande potencial de êxito, graças à exuberância das belezas naturais da Região Serrana fluminense. Além de movimentar a economia local, representando uma renda alternativa aos agricultores, o turismo também promove a integração entre os ambientes urbano e rural, estimulando a valorização da vida fora das cidades.

O turismo como impulsionador do desenvolvimento econômico: esse foi um dos temas da reunião do Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Turismo da ALERJ, Welbert Rezende com o secretário municipal de Turismo de Trajano de Moraes, Tiago Pecly, entre outros. O encontro foi na localidade de Maria Mendonça e tratou também de assuntos como a entrega dos passaportes aos alunos que vão participar dos Jogos Estudantis no Rio de Janeiro.

O secretário municipal de Turismo, Tiago Pecly, avaliou o encontro como positivo para o município, de forma que as ações sejam feitas com planejamento e estrutura. “Considerando que o município de Trajano de Moraes tem grande potencial turístico, o Executivo pretende explorar essa qualidade junto com a iniciativa privada. Para isso, a administração do prefeito Rodrigo Viana conta com a participação de munícipes”, disse.

Atualmente a gestão publica municipal de Trajano, tem uma equipe para difundir a rota e os pontos de turismo, e desta forma atrair mais visitantes à cidade. “Potencial nosso município tem. Estamos a mais ou menos 200 quilômetros do Rio de Janeiro, talvez um pouco fora de rota, mas se estruturarmos e vendermos bem a ideia, há futuro. O Município não tem recursos suficiente para investir sozinho. Por isso, seguimos a lógica globalizada da parceria”, ponderou o secretário.

Durante a reunião, o Deputado Estadual se colocou à disposição da prefeitura de Trajano para ajudar o município. “Aproveitamos o momento para entregar os passaportes aos alunos que vão participar dos Jogos Estudantis no Rio de Janeiro este ano. Quero agradecer o professor Nilton Rigueti pelo convite para o encontro com o deputado, além dos 26 alunos de xadrez , 16 de badminton, e 8 de atletismo”, comentou.

O turismo rural é uma realidade e conceito diferente de outros, como o “turismo verde”, “turismo ecológico”, “agroturismo”, “ecoturismo”, etc. Embora em alguns destes apresentem características similares, como pequenas escalas ao ar livre, proporcionando ao visitante o contato com a natureza, com a herança cultural das comunidades do campo e as chamadas sociedades e práticas “tradicionais”, a gestão publica acredita que Trajano tem tudo pra da certo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/turismo-de-trajano-e-pauta-na-reuniao-em-maria-mendonca-com-deputado-estadual-welbert-rezende/