TRAJANO+FORTE / PREFEITURA DE TRAJANO PROMOVE VISITA TÉCNICA AO RIO MACABÚ E À BARRAGEM DA TAPERA

A Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Emater Rio e o Grupo do Trabalho de Nascentes, junto com o Comitê das Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, promoveu, no início do mês de fevereiro, uma visita técnica do Rio Macabú à Barragem da Tapera. A visita, que começou com um belo café da manhã e durou até o fim da tarde, reuniu diversas figuras importantes em Trajano.

Estiveram presentes na visita técnica a Secretária de Meio Ambiente de Trajano, Jurema Grativol, seu Subsecretário, Willian Ávila, o guarda ambiental Anderson Poubel, o Fiscal Álvaro da Fonseca, o representante do Comitê de bacias hidrográficas Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBHBPSI), Zenílson do Amaral Coutinho, o vice-Presidente e Coordenador do Grupo de Trabalho Nascentes (GT Nascentes) do CBHBPSI, José Armando Barreto, o Representante do CEIVAP e membro da diretoria do CBHBPSI, João Gomes da Siqueira, o Presidente do Comitê de bacias hidrográficas Rio Dois Rios (CBHR2R), Ocimar Teixeira, o extensionista rural e representante da FIPERJ Pedro Esteves, o Representante da Prefeitura Municipal de Macaé e membro do Comitê de bacias hidrográficas Macaé e das Ostras, Rodolfo Coimbra, o extensionista rural e representante da Emater-Rio José de Macedo, o representante da AGEVAP André Brohrer e a Médica-veterinária da Emater- Rio Representante da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes nos Comitês BPSI e R2R, Renata Heizer. Além deles, membros da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e moradores locais.

A visita proporcionou uma conversa entre os municípios representados no sentido de debater sobre como cada um dos municípios e comitês envolvidos podem ajudar a resolver as complicações relativas aos recursos hídricos e à transposição do Rio Macabú, e levou a a cada comitê presente a missão de deliberar sobre como atuar para atenuar os problemas instaurados e melhorar tanto a qualidade da água quanto a qualidade de vida da população que depende do rio e da barragem.

O início do encontro foi na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, onde houve um café da manhã para os participantes e a abertura oficial do Evento, que contou também com a presença do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly, e de se Subsecretário, Jhonata Moraes, além do Secretário de Comunicação Danilo Ramalho. Após a abertura, onde cada representante pode fazer suas considerações, a comitiva passou por Ponte de Zinco, Maria Mendonça e Ponte Nova até chegar à Barragem da Tapera, que está com os níveis de água bem abaixo do normal. A comitiva ainda passou pelo distrito de Sodrelândia, onde puderam ver a calha do Rio Macabú seca.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajanoforte-prefeitura-de-trajano-promove-visita-tecnica-ao-rio-macabu-e-a-barragem-da-tapera/