TRAJANO É A PRIMEIRA CIDADE NA REGIÃO A IMPLANTAR O SERVIÇO DE ALISTAMENTO ONLINE

Os jovens de Trajano de Moraes, contam a partir de agora com uma novidade, que irá agilizar e facilitar a vida de quem vai se alistar para o Serviço Milita no próximo ano. Das 12 cidades de responsabilidade da 4ª Delegacia de Nova Friburgo, Trajano de Moraes é o primeiro município a receber o serviço de alistamento online. No Brasil é obrigatório que os jovens se apresentem para o alistamento militar, entre os meses de janeiro e junho, no ano em que completam 18 anos.

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (30), durante uma cerimônia de informação e reinauguração da Junta do Serviço Militar na cidade, e contou com a presença do prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar Rodrigo Viana. Com a implantação do serviço, o prefeito acredita que a procura pelo alistamento deva aumentar nos próximos meses. “Alem de ser melhor e mais organizado, o sistema facilita também o trabalho da junta na cidade”, explicou o prefeito.

Aqueles que não o fizerem poderão ter várias complicações na hora de tirar seus documentos, de arrumar um emprego e até entrar na faculdade. Para fazer o alistamento militar pela Internet, basta entrar no site www.alistamento.eb.mil.br, informar a data de nascimento e o número do CPF. Após a validação dos dados, é preciso preencher uma nova página com nome do pai, série que cursa, além de perguntas sobre a saúde que correspondem aos critérios militares para servir”, ressaltou com detalhes a secretária da Junta Militar em Trajano, Elisangela Monteiro.

Dentro de um prazo máximo de 15 dias após ter efetuado o alistamento, o interessado deverá comparecer à Junta do Serviço Militar para validar o documento. “Este formato de Alistamento Militar é para os jovens com residência em Trajano e distritos. Durante o preenchimento dos dados no site, será necessário digitar o CPF, endereço residencial, e-mail válido e um número de celular para contato”, acrescentou ela.

Com a conclusão do cadastro, será emitido um protocolo com informações de data de comparecimento à Junta Militar e os documentos necessários para apresentação e comprovação. “Antes o jovem tinha que comparecer a junta, mas agora tudo pode ser feito em casa, em apenas uma etapa. É uma facilidade, pois ele recebe também pela internet o seu certificado de alistamento, fundamental para ingressar em universidades, solicitar passaporte ou fazer concurso. Caso seja selecionado, deverá comparecer às outras etapas para prestar o serviço militar obrigatório e constitucional”, comentou o tenente Laudeir Jardim Gomes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-e-a-primeira-cidade-na-regiao-a-receber-o-servico-de-alistamento-militar-online/