BICICLETÁRIO INSTALADO NA PREFEITURA DE TRAJANO OFERECE MAIS QUALIDADE DE VIDA AOS FUNCIONÁRIOS

“Antes eu vinha para o trabalho de carona e até mesmo a pé. Quando eu vinha de bicicleta, deixava na praça perto do comércio em um local visível e trancada com cadeado. Agora venho para a prefeitura, direto com ela. Antes não tinha onde deixar, mas agora, com esse bicicletário, tudo ficou mais fácil. Ganhei mais qualidade de vida”, disse o funcionário Cosme Louza, que já acumula no currículo mais de 30 anos trabalhando na prefeitura de Trajano de Moraes.

Aos 59 anos de idade, Cosme revela tá mais disposto e com a saúde em dia como de um atleta. E toda essa disposição tem nome e endereço: o bicicletário instalado na prefeitura da cidade. “Ajudou muito a gente. Percorro para chegar ao trabalho, mais de oito quilômetros por dia. Aqui a bicicleta pode ficar até sem cadeado. Ela esta muito mais segura. Sem falar na minha qualidade de vida que melhorou, posso dizer 100%, se comparado aos anos passados a que eu vinha trabalhar de carona ou a pé”, relatou.

E para estar em forma e saudável, é necessário manter uma vida fisicamente ativa todos os dias. A atividade física regular ajuda a proteger contra doenças graves como obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes, artrite e muitas outras. Segundo o secretário municipal de Transporte, David Campos, uma das preocupações do prefeito Rodrigo Viana, era oferecer aos funcionários mais uma opção de transporte.  “Quando instalamos o bicicletário pensou-se muito na melhorar física dos funcionários. No início eles estavam meio tímidos e o bicicletário estava sempre vazio. Mas hoje esse cenário mudou, ou seja, ele vive repleto de bike”, comentou David.

O objetivo da instalação do equipamento feito pela gestão pública é proporcionar um local adequado para os funcionários deixarem suas bikes em segurança. “Vou e volto todos os dias de casa para o trabalho de bicicleta. Estou bem melhor depois que comecei a fazer isso. Até coloquei um motor na bike, mas o uso do pedal nela é constante. Estou me sentindo melhor, sem falar na economia. Imagina se tivesse que vir trabalhar de carro o quanto não gastaria com esse valor alto do combustível”, comparou o funcionário público Luiz Antônio, 55 anos.

Andar de bicicleta traz benefícios físicos e emocionais, contribuindo de forma nítida para a qualidade de vida, comenta o prefeito Rodrigo Viana. “Como atividade aeróbica, andar de bike gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse. Praticada com bom senso e na medida da forma física de cada um, a atividade quase não tem restrições. Tenho certeza que nossos funcionários estão muito satisfeitos com mais essa iniciativa”, acredita o prefeito, que é um amante e incentivador da prática do pedal na cidade.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/bicicletario-instalado-na-prefeitura-de-trajano-mudou-a-qualidade-de-vida-dos-funcionarios/