TRAJANO DE MORAES SEDIOU MAIS UM ENCONTRO DA REDE DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO

Mais uma vez a Rede de Agentes de Desenvolvimento da região ficou unida. Desta vez para debater Capacitação dos ADs em Comunicação e Gestão de Conflitos. Esses foram os objetivos do Encontro da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, no salão nobre da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, no Centro. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Tiago Pecly, deu início ao encontro. Antes foi servido um café para o público presente.

O encontro teve vários momentos distintos. A abertura também foi presidida pela presidente da Rede Jackeline Silva. Em seguida teve monitoramento da Rede-AD, com Julio do Carmo. “É muito satisfatório para nós poder debater assuntos tão importantes numa reunião como essa. A dimensão de oportunidades e enorme. A rede é institucionalizada, pois a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa prevê a ação dos agentes, gestores públicos e legítimos defensores dos negócios nos municípios. São eles que articulam com a sociedade civil, o poder público e o mercado em busca de melhores ambientes para que as empresas possam se instalar”, observou Tiago Pecly.

Por volta das 10h, começou a apresentação do Programa Big Bang – Mezak. Muitas pessoas têm se perguntado o que é o Big Bang, qual é o seu objetivo e por que ele foi criado. Todos esses questionamentos e curiosidades foram respondidos. Com a percepção de Mezak Gualberto, empreendedor e diretor comercial da Almek Center, o Big Bang foi idealizado a partir de uma dor que vem sendo sentida e percebida pelos pequenos e médios varejistas: a queda das vendas dos comércios locais para o comércio online e as grandes redes que vem se instalando nas cidades do interior.

Em 2017 cerca de 21 mil lojas foram fechadas só na cidade do Rio de Janeiro. Isso faz com que a economia venha enfraquecendo consideravelmente ano após ano, já que com as grandes redes e o comércio online o dinheiro não fica nas cidades. O Portal Big Bang chega com o objetivo de reverter essa situação e fortalecer os pequenos e médios varejistas, onde através de um aplicativo, comerciantes de diferentes cidades poderão se unir e comprar maior quantidade, tendo assim poder de barganha com as indústrias. Todos saem ganhando: indústria, comércio local, consumidor e a economia.

Para dar início as apresentações do Big Bang, Trajano de Moraes foi uma das cidades a receber o time da startup. “Em um dos momentos, os agentes discutiram boas práticas dos municípios e interagiram sobre formas de auxílio mútuo na abertura de empresas e legislações específicas para os pequenos negócios. Tivemos ainda a Capacitação dos ADs em Comunicação e Gestão de Conflitos com Jane Mary, assuntos Gerais com Raquel Sttum – Sebrae, entre outros”, comentou o secretário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-sediou-mais-um-encontro-da-rede-de-agentes-de-desenvolvimento/