TRAJANO DE MORAES RECEBE E APLICA AS PRIMEIRAS DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19

A tão esperada vacina contra a Covid-19 já está agindo em soloTrajanense. As doses da Coronovac – imunizante desenvolvido pelo InstitutoButantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech – chegaram aTrajano de Moraes, na tarde de terça-feira, dia 18. O prefeito Rodrigo Viana, ovice-prefeito Matias Mendes, o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves e aCoordenadora de Imunização, Renata Gomes, receberam a caixa térmica contendo asvacinas na cidade de Cordeiro.

“O município de Trajano de Moraes começou a cumprir a tabela de vacinação contra a Covid-19. Eu e o vice Matias Mendes acompanhamos todo o processo. Cinco profissionais de Saúde que atuam na linha de frente receberam a primeira dose da vacina. O helicóptero com as doses da CoronaVac pousou no Parque de Exposições Raul Veiga por volta das 14h, em Cordeiro de lá elas foram trazidas para nosso o município”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Um esquema especial de segurança foi montado para receber as caixas da vacina. Uma viatura da Polícia Militar acompanhou o carro oficial da Prefeitura de Trajano de Moraes até o Hospital Francisco Limongi – local onde as doses foram armazenadas. O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou que, neste primeiro momento, será distribuída a metade do total das doses, quantidade suficiente para aplicar a primeira dose no público-alvo da primeira fase.

As cinco primeiras pessoas vacinadas no primeiro dia de imunização, foram os funcionários que atuam diretamente na rede pública de Saúde. “Cleide Helena Carneiro Foly, Rogério da Silva Diniz, Luiz Danetra Junior, Antônio José Grativol e Maria Clementina Ramos Castro – foram os profissionais agraciados. Fico muito feliz em participar deste momento ao lado da família trajanense. Em breve todos serão vacinados e logo vamos poder abraçar um ao outro”, completou o vice-prefeito Matias Mendes.

A vacina chegou ainda aos funcionários do Hospital Francisco Limongi, aos profissionais do Centro de Triagem – atual Unidade Básica de Saúde Lucyeni Gonçalves Neves – ESF Represa – no bairro Nova Esperança, e no Abrigo Santa Terezinha. “Estamos fazendo a nossa parte. Os imunizantes serão aplicados na população enquadrada na primeira das quatro fases do plano de vacinação. São profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais”, explicou Lucas Esteves.

A Coordenadora de Imunização, Renata Gomes fez questão de participar das primeiras aplicações nos funcionários. “O sentimento é de gratidão a Deus. Depois de um ano tão difícil, ver a chegada dessa vacina é uma esperança para a gente. A bula da Coronavac aponta um intervalo de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda dose”, concluiu ela.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-recebe-e-aplica-as-primeiras-doses-de-vacina-contra-a-covid-19/