Trajano de Moraes participou de simpósio internacional de Defesa Civil

Foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 20 a 23 de julho, um encontro de autoridades municipais, estaduais e internacionais ligados a área de previsão de deslizamento de terras e desastres ocasionados por fortes chuvas. O objetivo do simpósio foi para que os secretários e voluntários das Defesas Civis dos municípios do estado recebessem capacitação e instruções para prever com antecedência catástrofes climáticas.

No evento, participaram o Secretário de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Col. Sérgio Simões, a Secretária do Ambiente e Presidente do INEA, Marilene Ramos, o Tenente Cel. Marcio Mauro Motta, que responde como sub-secretário da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de autoridades da Suécia, Porto Rico e Roma. Representando o município de Trajano de Moraes estiveram presente o atual Secretário Municipal de Defesa Civil, Paulo Sérgio Ribeiro, e o colaborador voluntário Philipp Weig.

O encontro foi muito importante para Trajano de Moraes, que a partir de agora vai receber mais recursos tecnológicos como mapeamento integral das áreas de risco. Com isso, ganham também um sistema de previsão metereológica rápido e eficaz, no qual o cidadão trajanense pode ser avisado com antecedência a ocorrência de fortes chuvas, enxurradas, alagamentos ou escorregamentos. “Vamos receber nos próximos dias técnicos estaduais acompanhados de geólogos para realizar mapeamentos, munidos da mais alta tecnologia para prevenção de desastres naturais.” -enfatizou o secretário Paulo Sérgio.

População terá informações antecipadas de chuvas fortes através do celular

O Secretário Municipal da Defesa Civil de Trajano de Moraes informa que após o mapeamento que será realizado a partir de 13 de agosto em todo município, os cidadãos, depois de cadastrarem o seu celular enviando mensagem de texto com a sigla DCRJ para o número 4000 (para as operadoras Vivo, Tim e Oi), ou para o número 889 (para operadora Claro) e após a confirmação no sistema com a palavra SIM, estarão habilitados a receber informações preventivas de chuvas na região.

Devido a tendência do aumento de desastres naturais, o estado do Rio de Janeiro começa a se preparar para as chuvas de verão e a região serrana, por ser muito castigada pela natureza, está se organizando com ações preventivas das defesas civis municipais.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-participou-de-simposio-internacional-de-defesa-civil/