Programa contra tabagismo ajuda população trajanense

Em Trajano de Moraes, um programa da Secretaria Municipal de Saúde está auxiliando parte da população que faz uso do cigarro, realizando ações de prevenção, distribuição de medicação para combater a dependência, acompanhamento médico, entre outras ações para estimular os fumantes a deixar o vício.

O  tratamento é feito através de Abordagem Cognitivo-Comportamental. Os componentes principais dessa abordagem envolvem a detecção de situações de risco de recaída e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Dentre as várias estratégias empregadas nesse processo, é ensinado pela psicóloga Susane Sias a automonitoração, o controle de estímulos e o emprego de técnicas de relaxamento. Em essência, esse tipo de abordagem envolve o estímulo ao autocontrole para que o indivíduo possa aprender como escapar do ciclo vicioso da dependência e a tornar-se assim um agente de mudança de seu próprio comportamento.

Segundo a psicóloga, ainda existe o tratamento farmacológico ou medicamentoso, que pode ser utilizado como um apoio, em situações bem definidas, para alguns pacientes que desejam parar de fumar. Esse tratamento tem a função de facilitar a abordagem cognitivo-comportamental. Os medicamentos nicotínicos, também chamados de Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), se apresentam nas formas de adesivo, goma de mascar, pastilhas e BUP.

”Acredito que quanto maior o tempo total da abordagem cognitivo-comportamental, maior será o tempo em que o indivíduo ficará sem fumar.” -disse coordenadora do projeto Drª Susane Sias, completando que nas quatro primeiras semanas é necessário o paciente comparecer as reuniões, onde é apresentado uma cartilha e orientações para deixar o vício e que após 1 mês de tratamento, a pessoa é liberada a comparecer quinzenalmente e depois mensalmente até completar um ano. Em todas as reuniões, os cidadãos que desejam abandonar o vício do cigarro contam com a presença da psicóloga, cuja a fala de encorajamento contribui muito para a discussão sobre o enfrentamento da dependência de nicotina.

As reuniões acontecem sempre às quartas-feiras no prédio da secretaria municipal de saúde.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/programa-contra-tabagismo-ajuda-populacao-trajanense/