TRAJANO CELEBROU DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM EVENTO NA ESCOLA MUNICIPALIZADA ALFREDO LOPES MARTINS

A Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, no Centro de Trajano de Moraes, promoveu na quinta-feira, dia 21 de novembro,  o evento com o tema: “Semana da Consciência Negra. Racismo, onde você esconde o seu?”. Toda ação foi no salão nobre da unidade de ensino. Por lá muita roda de conversa e temas como o racismo no Brasil em perspectiva Histórica, entre outros. A programação foi composta pelo coordenador de Cultura, Weber José Gomes.

Outro tema debatido durante o evento foi: Mídia e Racismo – Entre a negação e o reconhecimento; A Identidade negra, construção, reafirmação e cotidiano; Combate e desconstrução do racismo, abordagens e possibilidades. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Eliandro Garcia, o evento abordou de forma clara a importância de como conviver com manifestações diferentes e variadas.

“Pudemos desenvolver assuntos importantes e também abrir espaço para se discutir de forma muito respeitosa, o tema: Racismo, onde você esconde o seu? Trabalhamos com os estudantes da rede municipal. Tenho certeza que eles adoraram e aprenderam a conviver com as diferenças”, ressaltou.

Formado em História e em Direito, pós-graduado em Direito do Trabalho, formado em Jornalismo, e atualmente cursando NBA em Marketing Político, além de exercer também a profissão de locutor – Henrique Julio foi um dos convidados a palestrar. Roberto Luiz Marciano Lage Júnior, atual Supervisor da EMATER em Trajano de Moraes e Vanessa Cristina de Paula Lage, Agente de Desenvolvimento Social e o professor de História Diogo Miranda também contribuíram com os temas apresentados.

Dia Nacional da Consciência Negra – O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares em 1695. A data é considerada importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, aborda questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-celebrou-dia-nacional-da-consciencia-negra-com-evento-na-escola-municipalizada-alfredo-lopes-martins/