TÉCNICOS, ENFERMEIROS E AGENTES COMUNITÁRIOS FAZEM CURSO DE CAPACITAÇÃO EM TRAJANO

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, mais uma vez investiu em seus funcionários.  Técnicos em Enfermagem, Agentes Comunitários e Enfermeiros receberam curso de “Capacitação em Sala de Vacina”. Os profissionais receberam atualização de informações, para que nenhuma criança fique em Trajano, distritos e comunidades com o cartão de vacina atrasado.

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia e Imunização Mariana Campos, o objetivo principal do curso de atualização foi capacitar os profissionais da saúde para que possam realizar o procedimento de atualização do cartão em dia no momento em que o responsável levar a criança para a dose da vacina. “No momento da visita domiciliar, por exemplo, os agentes vão poder sinalizar o atraso caso tenha, e desta forma encaminhar as crianças para o Posto de Saúde mais próximo de sua residência e o mesmo atualizar o cartão”, explicou.

Mariana lembra que a atualização da equipe foi feita com a orientação da Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Oliveira com incentivo do prefeito Rodrigo Viana. “A capacitação teve aulas teóricas, além da parte prática, onde os enfermeiros, técnicos e agentes comunitários aprenderam os procedimentos desde o início, com métodos de conservação, calendário de vacinação, como olhar se o cartão está em dia, triagem, até a parte prática, com a aplicação da vacina”, explicou.

A escolha dos participantes foi feita a partir das necessidades de cada Unidade de Saúde. “Esse curso teve o objetivo de suprir a nossa demanda, pois contamos com um mercado em toda a região, escasso de profissionais que tenham interesse em vacinar. Com ele, teremos mais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, aptos a vacinarem”, ressaltou a secretária Ana Paula.

Vale lembrar que a imunização efetiva da população trajanense sem dúvida é considerada a maneira mais eficaz para contribuir com a erradicação de doenças imunopreviníveis como paralisia infantil, sarampo, meningite pelo tipo c, febre amarela entre outras.

“Se tem dúvida, a orientação que damos ao responsável é que procure o Posto de Saúde mais perto e peça orientação. As vacinas estão à disposição de todos nos postos ou com as equipes de vacinação cujo empenho permite levar a imunização até mesmo aos locais de difícil acesso em Trajano, distritos e comunidades na Zona Rural”, alertou Ana Paula.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/tecnicos-enfermeiros-e-agentes-comunitarios-fazem-curso-de-capacitacao-em-trajano/