SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DE TRAJANO QUER IMPLANTAR MELHORIAS NOS PRÓXIMOS MESES

Uma reunião rápida, porém muito objetiva, uniu duas cidades com o mesmo foco. A pauta: como melhorar o transporte público nas cidades da região. Esse foi um dos assuntos mais falados no encontro. Participou representando o prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana – o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Wellington Maturana Lages, além do prefeito do Carmo, Paulo César Gonçalves Ladeira, e o atual diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Maurício Machado.

Expandir, melhorar e aperfeiçoar a oferta de transporte público e estimular o uso de meios alternativos, de forma a reduzir progressivamente o uso de veículos particulares durante os deslocamentos pela cidade, foi um dos temas do encontro. A reestruturação de um Plano de Mobilidade Municipal deverá priorizar os meios de transporte coletivo, caminhadas, bicicletas e ciclovias.

“Temos estudos e projetos futuros bons para nossa cidade. Estamos aqui para trocar experiências e juntos entendermos as necessidades de nossa região. As cidades têm praticamente o mesmo foco quando o assunto é transporte público, e por isso acredito que daqui renderá bons frutos”, avaliou o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Wellington Maturana Lages.

Recentemente Trajano de Moraes, por exemplo, implantou em toda cidade e distritos as sinalizações verticais e horizontais. Essa ação aconteceu após o prefeito Rodrigo Viana perceber o aumento de fluxo de veículos na cidade e conseqüentemente os cuidados com os condutores. “Foi uma necessidade e que já está resolvida. Ainda temos muito que fazer. Vamos dar um passo de cada vez, ou seja, vamos continuar fazendo serviços bem feitos e com qualidade”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

O secretário da pasta, Wellington Maturana Lages pretende criar no município sistemas que atendam a todos os munícipes de forma confortável. “Primeiro a gente faz estudos e após iniciamos a criação das ações. Nossa cidade é pequena, mas têm um fluxo intenso de veículos, bicicletas, motos e até cavalos pelas ruas – pois ainda é um tipo de transporte muito usado nas cidades do interior, e precisamos preservar essa característica. Publico hoje temos o transporte de passageiros nos ônibus e também os taxis que ajudam bastante no dia a dia”, explicou.

Vale lembrar que na gestão do prefeito Rodrigo Viana, o município reduziu bastante os acidentes de trânsito, resultado de investimentos em sinalização, fiscalização e campanhas de educação no trânsito. “Vamos dar continuidade a esses investimentos. Em uma parceria com Guarda Municipal e até mesmo com os Agentes da Defesa Civil Municipal, pretendo elaborar um Plano Diretor de Mobilidade Urbana para que tenhamos um diagnóstico real das necessidades de Trajano e dos distritos. Um dos sonhos do prefeito Rodrigo Viana é implantar ciclofaixas em alguns pontos”, concluiu o secretário Wellington Maturana Lages.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-municipal-de-transporte-e-transito-de-trajano-garante-melhorias-na-cidade-nos-proximos-meses/