SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE LUCAS ESTEVES PERCORRE POSTOS DO MUNICÍPIO

Uma maratona com hora para começar e sem tempo para terminar. Assim começou as primeiras horas de trabalho do Secretário Municipal de Saúde Trajano de Moraes Lucas Esteves, na quinta-feira (19). No roteiro, visita aos Postos e as Unidades de Saúde do município. Entre um passo e outro, ele ouviu a população e os funcionários sobre o funcionamento dos Postos de Saúde. Ainda com ele a coordenadora de Odontologia Lucília de Castro e a coordenadora de Atenção Básica Michele Machado.

Outra ação positiva foi o reabastecimento com medicamentos nas Farmácias Básicas de Saúde. “A gestão pública municipal está dentro do tempo fazendo a parte dela. Hoje estamos entregando a população vários tipos de medicamentos, e ouvindo a população. Atualmente a Saúde de Trajano atende a pacientes com hipertensão, diabetes, depressão, infecções entre outras, e esses remédios são importantes para eles”, disse Lucas Esteves.

Os Postos de Saúde do município, assim como a Unidade Básica de Saúde – UBSs, e a Policlínica no Centro da cidade são considerados pela administração municipal um ponto positivo em prol da prevenção em Trajano de Moraes, e representa de acordo com o secretário Lucas Esteves a reforma da Atenção Primária no município. Segundo ele, o modelo trabalhado pelos profissionais da área foca em ações importantes como prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças.

“Nossa cidade tem uma Policlínica e Postos de Saúde da Família em locais como Sodrelândia, Tapera com atendimento volante em Gravatá e Arranchadouro, Ponte Nova, Maria Mendonça com atendimento volante em Tirol e Alto Macabu, Serra das Almas, Monte Café, Barra dos Passos (São Caetano, Barra do Lírio, Olaria, Penedo) e Visconde de Imbé. Esses pontos são importantes para o atendimento de nossa população”, enfatizou Lucas.

Sobre os medicamentos entregues a população de graça, o usuário/paciente precisa apresentar pelo menos a receita prescrita pelo médico da rede no ato. Em geral, os profissionais já sabem quais remédios são oferecidos gratuitamente e optam por eles no momento da prescrição. Pra doenças mais graves, é necessário também dar entrada a um protocolo e fornecer um laudo sobre a doença.

“É importante destacar que não é qualquer medicamento que oferecemos gratuitamente na rede, mas sim o que está padronizado na lista Relação dos Municipal de Medicamentos Essenciais – Remume, e as situações clínicas a quais eles estão previstos. O usuário precisa ter a informação correta, saber como acessar o medicamento, o que precisa apresentar, e buscar assistência”, completa Lucas Esteves.

A oferta de medicamentos pelo município de Trajano de Moraes acontece desde que o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz assumiram a gestão em Janeiro de 2017. Estão disponíveis vários medicamentos, não apenas de uso contínuo, mas os para tratamento de doenças como hipertensão, diabete, além de antibióticos, analgésicos, antitérmicos.

“Para ter acesso ao medicamento gratuito aqui em Trajano e nos distritos, o usuário deve apresentar uma receita médica do SUS. Paciente com plano de saúde interessado nos remédios deve se cadastrar no sistema público e ser atendido pelo médico do SUS, que irá prescrever o medicamento”, explicou Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-municipal-de-saude-lucas-esteves-percorre-postos-do-municipio/