SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO E EQUIPE PARTICIPAM EM CORDEIRO DA OFICINA REGIONAL DE REGULAÇÃO

Quando o assunto diz respeito à saúde pública no país, muito se fala sobre Política de Regulação. Entretanto, em virtude da complexidade do tema, nem todos sabem do que se trata e até mesmo os profissionais envolvidos precisam obter mais respostas. Foi exatamente para trazer à tona as questões capazes de dirimir essas dúvidas que aconteceu a Oficina Regional de Regulação da Região Serrana.

Realizado na Câmara Municipal de Cordeiro, numa parceria com a Secretaria de Saúde local, o evento teve palestras e debates conduzidos pela Secretaria de Estado de Saúde, através da Superintendência Estadual de Regulação. Em âmbito nacional, a Política de Regulação é organizada em três esferas integradas: a Regulação de Sistemas de Saúde, Regulação da Atenção à Saúde e Regulação do Acesso à Assistência.

FOTO – CÍCERO MARRA

O secretário municipal de Saúde de Trajano de Moraes, Lucas Esteves, participou da oficina e avaliou o momento como satisfatório e oportuno. “A regulação vai garantir a todos os trajanenses o acesso ao serviço público de saúde de qualidade e eficiência. Desta forma será garantido a toda população agilidade e qualidade no acesso à saúde pública, reduzindo o tempo de espera para consultas, exames e internações e também o número de transportes de pacientes entre municípios”, enfatiza Lucas Esteves.

Após a execução dos hinos Nacional e Municipal, integrantes da Mesa de Autoridades expuseram suas impressões a respeito do encontro, dividido em duas etapas. No período da manhã, uma abordagem completa sobre o que é a Regulação e como ela acontece. À tarde, Treinamento do Sistema Estadual de Regulação e Encontro com Magistrados, Promotores e Defensores da Região.

FOTO – CÍCERO MARRA

Apresentando vasto conhecimento de causa e mostrando-se muito bem articulada, a superintendente Kitty Crawford explanou sobre Processo Regulatório, Pactuação Programada e Integrada, Instrumentos de Gestão da Regulação, Política Nacional de Regulação do SUS, Estrutura de Regulação e Regulação X Judicialização. Atenciosa, a profissional abriu espaço para um amplo debate com o publico presente.

O prefeito ficou satisfeito em receber personalidades para um debate fundamental para a saúde. “Acho que é mais um divisor de águas e que fomos o veículo condutor disso”, declarou Batatinha, agradecido ao Poder Legislativo pela cessão do espaço e que fez coro com sua secretária de Saúde. “Encontro ansiado por todos. Discutimos recursos e sua utilização para melhorar a assistência”, diz Vânia Huguenin.

Formaram a mesa o prefeito Luciano Batatinha; a secretária de Saúde Vânia Huguenin; a superintendente estadual de Regulação, Kitty Crawford; o coordenador do NAT (Núcleo de Assessoria Técnica em Ações de Saúde), Flávio Badaró; o juiz Federal Elmo Gomes de Souza; o vice-presidente regional do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado), Silmar Fortes; a vice-prefeita Maria Helena; a assessora de Regulação, Dayse Aguiar; os vereadores Furtuoso Lopes e Beth do Postinho; e os juízes Arthur Emílio e Flames Cesário.

*** Texto com informações da imprensa Cordeiro

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-municipal-de-saude-de-trajano-participa-em-cordeiro-da-oficina-regional-de-regulacao/