SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO LUCAS ESTEVES PARTICIPA DE CONGRESSO DO COSEMS-RJ DEBATE DEMOCRACIA E DIREITO À SAÚDE

Com o tema “Democracia e Direito à Saúde: SUS, patrimônio do povo brasileiro”, o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, reuniu cerca de 250 secretários municipais, técnicos e profissionais de saúde fluminenses em Niterói, entre os dias 13 e 14 de fevereiro. O secretário municipal de Saúde Lucas Estevez participou do encontro. A palestra de abertura teve como convidado o professor da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP e ex-ministro da Saúde, Artur Chioro, que fez uma análise da atual conjuntura política e econômica do país e seus impactos para a consolidação do SUS.

Em sua fala a presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo e Silva relembrou a crise enfrentada pela universidade estadual no último ano e a importância da mobilização de todos. “Não conseguiremos ir à frente se o SUS não funcionar, é preciso mobilizar e buscar o apoio maciço da população. Nesse evento, que debate a democracia e pauta a melhoria do acesso à saúde, percebemos que tudo é possível. A Saúde no Brasil está doente, mas o Rio de Janeiro está vivo”, disparou.

O secretário municipal de Saúde de Trajano de Moraes, Lucas Esteves, disse estar satisfeito com o encontro e o avaliou como importante para a saúde do município. “Todos nós, que estamos comprometidos com a construção e consolidação do SUS e de uma saúde excelente, queremos continuar na luta pela garantia da atenção à saúde da população. O SUS não existirá sem a nossa perseverança e sem os municípios, basta ver e analisar o que fizemos nestes 30 anos de história deste sistema de saúde”, ressaltou Lucas Esteves.

O chefe de gabinete da Fiocruz, Valcler Ranger agradeceu o Cosems RJ pela parceria na realização da mostra estadual. “O SUS também é pesquisa, é política social, é política de desenvolvimento. Precisamos reafirmar nossas parcerias”, concluiu. Para fechar a mesa de abertura, a secretária municipal de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, anfitriã do Congresso, falou aos presentes.

“Por isso, a importância de debater um tema tão importante como a garantia da democracia e dos direitos. Estamos remando contra a maré e os municípios tem um papel fundamental nesse contexto. Precisamos pensar que sem o SUS, viveríamos uma barbárie”, reforçou o secretário Lucas Esteves.

A palestra de abertura teve como convidado o professor da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP e ex-ministro da Saúde, Artur Chioro, que fez uma análise da atual conjuntura política e econômica do país e seus impactos para a consolidação do SUS. “Temos hoje um cenário que se assemelha aquele que existia no início da construção do SUS. Nosso desafio hoje é o de lutar pelo SUS num contexto de profunda adversidade e incertezas. O que vemos hoje é a tentativa de mercantilização da vida, a Saúde é um grande negócio no Brasil”, ressaltou Chioro.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-municipal-de-saude-de-trajano-lucas-esteves-participa-de-congresso-do-cosems-rj-debate-democracia-e-direito-a-saude/