SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E EQUIPE TÉCNICA DE TRAJANO PARTICIPAM DA UNDIME NO RIO DE JANEIRO

O município de Trajano de Moraes foi representado no 73º Fórum Estadual da Undime Rio de Janeiro. O evento foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Copacabana Praia Hotel, na capital fluminense, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliando Garcia e de parte de sua equipe técnica. O Fórum teve como foco a eleição da diretoria executiva para o biênio 2019-2021 e a aprovação do novo estatuto da entidade.

O tema desta edição foi “Regime de Colaboração – Ações integradas para assegurar a manutenção, o desenvolvimento e a universalização do ensino obrigatório, garantindo a aprendizagem do aluno”. Além de Dirigentes Municipais de Educação, a Seccional recebeu integrantes das equipes das secretarias de educação e de outros profissionais da área educacional. “É um encontro que enriquece e valoriza muito a educação em nossa cidade”, disse o secretário Eliandro Garcia.

A expectativa da organização foi que cerca de 100 pessoas participaram ao longo dos três dias do encontro. “Durante todo o Fórum teve atendimento e suporte presencial para o uso da plataforma Conviva Educação. Além disso, a Seccional contou também com a presença de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para atendimento de demandas dos municípios presentes”, explicou.

A abertura do evento foi na tarde do dia 10 e logo em seguida foi dada início a conferência sobre Regime de Colaboração e os desafios para a oferta da educação como direito humano. A mesma foi ministrada pelo professor André Lázaro, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

No dia seguinte, a programação teve debates sobre “Regime de Colaboração e fortalecimento da Gestão Escolar”, Olimpíada de Língua Portuguesa, avaliação e evasão escolar, e uma mesa redonda ministrada por representantes do Ministério Público, Unicef e Undime onde debateram temas sobre a Busca Ativa Escolar e as alternativas para solução dos problemas.

Já o processo eleitoral foi realizado na manhã do último dia, 12 de abril. Para aqueles que não participam desse momento, ou seja, técnicos das secretarias e convidados, foi ofertado uma palestra com o coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica e Infraestrutura Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC, professor Alexsander Moreira, sobre os novos caminhos do Programa de Inovação Educação Conectada.

Em seguida, foi realizada uma palestra sobre financiamento da Educação, com o representante da Secretaria-Geral de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Marcio Jandre Ferreira. Também esteve na pauta uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular e o que muda a partir de agora.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-municipal-de-educacao-e-equipe-tecnica-de-trajano-participam-da-undime-no-rio-de-janeiro/