SECRETÁRIO DE GESTÃO PATRIMONIAL DE TRAJANO PARTICIPA DO PRIMEIRO SEMINÁRIO DE COMPRAS PÚBLICAS DA REGIÃO

Um seminário realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), conseguiu reunir empresários, representantes do Poder Público e servidores técnicos ligados ao segmento de Licitação para debater as principais perspectivas para as Compras Públicas no cenário econômico atual. O secretário municipal de Gestão Patrimonial Tiago Luiz Pecly Bueno participou do encontro, representando a gestão publica municipal de Trajano de Moraes.

A reunião previu ainda que os representantes assumam nos próximos anos em termos de legislação e de gestão, a criação de ideias e conceitos de inovação, ao mesmo tempo em que possibilita a interação entre os participantes, possibilitando a formação de parcerias. Essa atuação se deu através da Rede de Agentes de Desenvolvimento (ADs) em parceria com o Sebrae/RJ.

O primeiro Seminário de Compras Públicas reuniu 12 municípios da Região Serrana, incluindo Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Macuco, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Duas Barras e Santa Maria Madalena. No seminário foram apresentadas as formas de contratação pelo Poder Público no Brasil, os capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que tratam deste assunto e quais são os impactos dela nos pequenos negócios.

Para Tiago Pecly, o primeiro Seminário de Compras Públicas serviu para tratar do capítulo de desburocratização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e dos avanços tecnológicos que promovem a melhoria do ambiente de negócios da região, além das vantagens previstas para os MEIs, micro e pequenas empresas locais, que passam a ter benefícios quanto à participação nos processos licitatórios do Poder Público.

Ainda de acordo com ele, o encontro servirá para articular ações que possibilitem a aplicação efetiva do que está previsto na legislação em vigor, não só em relação aos processos licitatórios, mas também em relação aos benefícios para os pequenos negócios. A atividade de Compras Públicas é estratégica para as empresas alcançarem resultados positivos em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.

“Por isso estamos disseminando e compartilhando informações e conceitos que podem auxiliar no ingresso das empresas de nossa região neste segmento de negócio, pois muitas vezes as Administrações Municipais abrem licitações, mas as empresas locais não participam por não terem conhecimento do processo, ou por acharem que não vale à pena”, disse Tiago.

O seminário apresentou ainda os conceitos e as melhores práticas de mercado quanto às compras públicas e quais são os benefícios para as pequenas empresas previstas em lei. “Por isso participamos deste seminário. Aqui pudemos de forma clara desmistificar essa ideia e conseqüentemente promover o crescimento das empresas e o desenvolvimento econômico em nossa região”, complementou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-de-gestao-patrimonial-de-trajano-participa-do-primeiro-seminario-de-compras-publicas-da-regiao/