SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E DO MEIO AMBIENTE DE TRAJANO FIRMAM PARCERIA PARA MAPEAR PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE

Uma parceria de olho no futuro: assim começa o trabalho firmado entre o gestor da Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e a do Meio Ambiente de Trajano de Moraes. Mas para isso, funcionários e técnicos iniciaram recentemente o planejamento para definição de um roteiro turístico da cidade, contemplando, em especial, a prática do Agroturismo e o Ecoturismo. O objetivo da ação é aumentar o número de visitantes na cidade, fomentar o turismo e promover atividades de conhecimento, valorização e divulgação dos diversos atrativos do município.

E para isso eles contam com o apoio e incentivo do prefeito Rodrigo Viana. A idéia é avaliar a estrutura e a potencialidade do município num todo. Segundo o chefe do executivo, a cidade tem riquezas ainda desconhecidas e que precisam ser exploradas turisticamente. “São riquezas naturais, históricas e arquitetônicas. Nossa cidade precisa de uma atenção especial e desta forma num futuro próximo explorar o turismo rural, gerando nas localidades trabalho e renda. Essa parceria tem o objetivo de mapear o potencial turístico do Trajano de Moraes”, disse

O prefeito Rodrigo Viana, explicou que reuniões serão realizadas para mapear o que Trajano de Moraes tem de pontos turísticos, ambientais e até mesmo culturais e a partir daí planejar como estes espaços serão utilizados como opções para pessoas que visitam ou querem conhecer a cidade. “O processamento dessas informações permitirá um planejamento integrado do roteiro e teremos informações precisas dos aspectos do turismo em diferentes setores, entre eles a Cultura e o Meio Ambiente”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Já o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly, destacou que as reuniões são importantes e a sua pasta, inclusive, já iniciou conversas com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente sobre o mapeamento das áreas. O próximo passo será montar um roteiro de visitas, e com isso conhecer os locais mais a fundo, com utilização até mesmo de GPS.

“Após esse passo pretendemos com a ajuda da equipe de profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conhecer e trabalhar ações que possam ser implementadas para o desenvolvimento turístico de nossa cidade e conseqüentemente da região. É uma parceria que vai dar certo e tão logo estará rendendo bons frutos para nossa cidade. Vamos ampliar a oferta turística de Trajano . Esse é o principal objetivo da criação deste roteiro. Os moradores e turistas também poderão curtir a cidade com novos olhares”, enfatizou Tiago Pecly.

Vale lembrar que a catalogação dos pontos turísticos será feita com cautela, e seguindo orientação de profissionais. “A atuação da equipe do Meio Ambiente, assim como os técnicos do Turismo será muita importante. Todos os pontos estão sendo classificados conforme critérios de acessibilidade, principalmente no que diz respeito à segurança, para posteriormente avaliar os que são propícios para receber os turistas, além do estudo para aplicação de sinalização”, esclareceu o secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Portugal.

Ele lembrou a questão ambiental, e os pontos que farão parte da rota turística. “Estes locais receberão maior atenção neste sentido, onde futuramente serão regularizados por normas em conjunto com os moradores e também serão feitos trabalhos de conscientização, incluindo placas informativas e lixeiras ecológicas. Com a definição do roteiro turístico será possível criar passeios em diferentes pontos do município”, acredita.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-turismo-e-do-meio-ambiente-de-trajano-firmam-parceria-para-mapear-pontos-turisticos-da-cidade/