SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRAJANO SE REÚNE COM CUIDADORES EDUCACIONAIS

Por Douglas Smmithy

Você sabe o que faz um Cuidador Educacional? Pergunta simples, mas com ações bem humanizadas como: atenção, cuidados, paciência, dedicação e amor formam o trabalho desses profissionais que vão atuar diariamente nas unidades de ensino de Trajano de Moraes. Essas foram as palavras mais usadas durante a reunião que aconteceu na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins. A secretária da pasta, Cleide Siqueira, conduziu a reunião que também teve a presença da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.

Atribuições como: levar o aluno ao banheiro, auxiliar na alimentação, trocar fraldas se necessário, e auxiliar na aplicação das atividades planejadas pelo professor regente da turma. O Cuidador Educacional tem ainda um papel muito importante na vida dos alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois é ele quem atende às necessidades de cuidados e apoio às atividades de vida autônoma (AVA) e atividades de vida prática (AVP) desses estudantes.

“Vale dizer para quem não sabe que o Cuidador Educacional desempenha atividades muito importantes nas escolas. Sua função é fundamental para o andamento das tarefas escolares dos alunos, pois garante a eles bem-estar e segurança durante o período em que se encontram na escola. Nesta reunião desejamos pontuar sobre a importância de cada Cuidador Educacional pesquisar sobre as necessidades e particularidades de cada criança. A Secretaria estará de mãos dadas com cada um”, explicou Cleide Siqueira.

Ainda durante o encontro, foi comentado sobre as atribuições do professor, ou seja, planejamento das atividades, diário, relatório e aplicação das atividades podem ter auxílio do Cuidador Educacional. “As principais atividades desempenhadas pelo Cuidador Educacional estão ligadas ao auxílio que ele presta aos alunos. Ele deve ajudar os estudantes a realizar as tarefas, zelar pela segurança de todos, observar possíveis alterações de comportamento e cuidar para que a relação entre os alunos seja saudável. Garanto que nossos profissionais estão capacitados”, concluiu a secretária.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-educacao-de-trajano-se-reune-com-cuidadores-educacionais/