SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE TRAJANO APRESENTOU VÍDEO HOMENAGEANDO OS DESENHISTAS DA CIDADE

A data referente ao Dia do Artista” 15 de abril acontece em momento dos mais incertos, ou seja, onde a Pandemia da Covid-19 faz com que a maioria das ações aconteça de forma remota e virtual. E em Trajano de Moraes, o dia não passou em branco. Uma ação aprovada pelo prefeito Rodrigo Viana e pelo vice Matias Mendes, homenageou os artistas da cidade com um vídeo da primeira exposição virtual “Bará (criação): Aos olhos de Suas obras.

“E no dia 15 de abril – data em que se comemora o Dia do Desenhista, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma homenagem aos desenhistas da cidade. A ilustração apresentada no vídeo levou entretenimento e conhecimento aos internautas. A programação foi exposta na internet e compartilhada nas redes sociais da prefeitura (www.trajanodemoraes.rj.gov.br)”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

E foi desta forma, que a gestão pública contou através de um vídeo a primeira exposição virtual “Bará (criação): Aos olhos de Suas obras. Para o secretário da pasta, Nilton Riguetti o desenho está ligado a todas as expressões artísticas. “Ele passa por todas as áreas. Desde um projeto até a escrita de uma criança, tudo é desenhado. A letra, a assinatura é desenho. Trajano de Moraes é um celeiro rico de pessoas com dom”, explicou o secretário.

Ainda segundo ele, o desenho representa uma resposta, no papel, à visão de mundo das pessoas. “Como professor, gosto tanto de fazer quanto de ensinar. Acredito que quando um artista faz uma obra de arte, ele está expondo seus sentimentos. A artista Rafela Guimarães, fez pinturas belíssimas que vão de uma vale cortado por um riacho margeado de árvores, a outro com um vaso de flores, ramos de copo de leite, coleções que remetem às belezas das flores, ondas do mar, o nascimento de Jesus na manjedoura e até obras que narram momentos bíblicos”, comentou.

O vice-prefeito Matias Mendes comentou que a data é mais uma maneira de homenagear os desenhistas, além de ser fundamental para enfatizar a importância da arte no mundo. “Agradecemos as mãos talentosas de Rafaela Guimarães. Que Deus continue abençoando o seu talento. O Dia Mundial do Desenhista é comemorado anualmente em 15 de abril. A data é destinada a homenagear os profissionais e artistas que encantam e fascinam com seus traços e criatividade. Que nossa amada Trajano de Moraes possa estar sempre despertando nesses que fazem de suas mãos belezas aos nossos olhos”, concluiu o vice.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-cultura-de-trajano-apresentou-video-homenageando-os-desenhistas-da-cidade/