Secretária de Educação Rosseline concedeu entrevista ao Jornal Gazeta

A Secretária Municipal de Educação de Trajano de Moraes, Rosseline de Almeida Carvalho, concedeu entrevista ao Jornal Gazeta, onde falou com exclusividade das recentes conquistas educacionais divulgadas na imprensa, destacou o empenho de toda equipe da educação trajanenses, falou da recente homenagem que recebeu devido a sua boa atuação como secretária e relatou algumas conquistas que aconteceram desde o ano de 2009.

JG – TRAJANO DE MORAES  TEM SE DESTACADO EM VÁRIAS REPORTAGENS DE GRANDES JORNAIS, ONDE MELHORIAS EDUCACIONAIS SÃO CONSTATADAS, COMO VÊ ESTE FATO?

R: Vejo esse fato com muita satisfação, como resultado de um intenso trabalho de equipe, tanto da rede estadual como da rede municipal, todos envolvidos no propósito de buscar o melhor para nossas crianças e adolescentes.

JG – NA SUA GESTÃO COMO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO QUAIS PRINCIPAIS PROJETOS EDUCACIONAIS IMPLANTADOS?

R: Nós desenvolvemos vários projetos que envolvem as escolas como um todo e a comunidade sempre que possível. Um exemplo disso é o Projeto Primavera Literária, que busca formar leitores e a cada ano homenageia um autor. Neste projeto cada escola utiliza de várias linguagens para apresentar as obras do autor homenageado (teatro, artes plásticas, música, dança, poesia, etc). Em alguns dos projetos desenvolvidos contamos com a parceria das Secretarias de Saúde  Meio Ambiente, do Conselho Tutelar e também do escritório local da Emater, em forma de palestras e oficinas, entre eles destaco: A Semana da Alimentação Escolar, Semana da Educação para a Vida, onde os temas transversais (sexualidade, educação para o trânsito, educação ambiental ,prevenção do uso de drogas, combate ao tabagismo e ao álcool, educação alimentar, estatuto do menor e do adolescente etc) são priorizados.

JG – A EDUCAÇÃO INFANTIL AGORA É DE RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO. COMO ESTÁ SENDO ESTE ATENDIMENTO?

R: Os professores que atuam na Educação Infantil vem recebendo orientação e formação permanente através de uma profissional que possui curso de extensão na área e alguns anos de prática pedagógica com crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. Os professores que já possuem alguma prática vem aperfeiçoando-a em capacitações mensais. Essas capacitações também tem dado oportunidade aos professores com menos experiência de adquirir embasamento teórico e prático para atuarem com mais segurança. Não podemos deixar de citar aqui o atendimento realizado na Creche Municipal Vovó Rosa Pecly a 127 alunos, sendo 45 em horário integral, estimulando o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo das crianças na faixa etária de 6 meses a 3 anos e 11meses.

JG – EM MAIO DESTE ANO VOCÊ RECEBEU O PRÊMIO “PALMA DE OURO” DO CONGRESSO EDUCA BRASIL, E MAIS UMA VEZ COLOCOU TRAJANO DE MORAES EM EVIDÊNCIA. COMENTE ESTE FATO.

R: Há 10 anos o EDUCA BRASIL promove encontros com homens e mulheres que se destacam pelo seu trabalho frente a Secretaria Municipal de Educação, das mais diferentes regiões do Brasil. São convidados para esses eventos os municípios que tem levado crianças e jovens a um patamar diferenciado em função dos investimentos em uma educação de qualidade. A participação nesse encontro marca a seriedade e transparência na educação municipal. Trouxemos para o nosso município o Palma de Ouro, que este ano premiou os diamantes da educação nacional.

JG – RELACIONE AS ESCOLAS QUE RECEBERAM OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÕES DE 2009 ATÉ AGORA:

R: A primeira escola a receber obras de reforma nesta gestão foi a E.Mz. Coronel João Pereira de Moraes, em Barra do Canteiro, no 3º Distrito. Depois vieram: E.Mz. Ponte Nova, em Ponte Nova, no 4º Distrito; E.Mz. Fazenda do Buraco, em Lagoinha, e E.Mz. Teófilo Lopes Martins, em Penedo, ambas no 2º Distrio; E.Mz. Serra das Almas, em Serra das Almas, no 3º Distrito, E.Mz. Alfredo Lopes Martins e a Creche Municipal Vovó Rosa, as duas no 1º Distrito e atualmente vem recebendo obras a E. M. José Miranda, no Bairro Nova Esperança. Essas escolas receberam reparos nas partes hidráulica e elétrica, pisos, telhados, portas e janelas novas, pintura, calçamento, novas mobílias, entre outros.

JG – QUAIS SÃO SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS?

R: Educação  é um processo, portanto é contínuo e seus resultados são alcançados a longo prazo, o que não invalida a caminhada diária, a persistência,  o ir e vir, o refazer no planejamento da equipe que a dirige. Em 2009, quando assumimos a Secretaria, Trajano de Moraes recebeu a nota 5.0 no IDEB para uma meta projetada de 5.8 e em 2011, recebemos a nota 5.6 para uma meta projetada de 6.1. Sabemos que as metas não foram alcançadas, mas se observarmos os outros 91 municípios do estado, fomos a 5ª maior nota e apenas 1 município tem a meta projetada igual a nossa. Em todos os demais a meta é menor. O que importa é que estamos avançando gradativamente, estamos trabalhando com seriedade e respeito, nos organizando e buscando parcerias para melhor atingirmos nossos objetivos. Contamos com o apoio e a dedicação de professores, funcionários e diretores das escolas, com o compromisso de uma equipe que quer sempre o melhor e faz por onde acontecer, com a confiança da administração pública e o mais importante, com o reconhecimento das comunidade. Estamos no caminho certo, isso é obvio!

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-educacao-rosseline-concedeu-entrevista-ao-jornal-gazeta/