SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO LEVA MOVIMENTO ‘FAÇA BONITO’ PARA AS RUAS

POR DOUGLAS SMMITHY

O lema é: sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso país. Violência contra crianças e adolescentes não combina com o Brasil – Quem não denuncia também violenta: Faça Bonito! Apoiando essa metodologia a Secretaria Municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, levou para as ruas uma passeata com a participação dos funcionários, alguns alunos e corpo docente do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva.

O 18 de maio, é lembrado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A violência sexual contra menores é um problema cruel que infelizmente está muito presente na sociedade, e a ferramenta mais poderosa na luta contra esse mal é a informação e denúncia.

“A ação reforça a luta pelos direitos das crianças e adolescentes e combate o abuso e à exploração sexual de menores de idade. Com uma rede de proteção que funciona por meio de ações e políticas de atuação pública, Trajano de Moraes continua firme nesse combate, no atendimento e acolhimento a esse público. O objetivo da campanha é sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. A rede é formada por órgãos como Creas, Conselho Tutelar entre outros”, disse a secretária.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-assistencia-social-de-trajano-leva-movimento-faca-bonito-para-as-ruas/

Pular para o conteúdo