SAÚDE PARA TODOS ENSINA A MAIS DE 600 ALUNOS EM TRAJANO A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL

Com o objetivo de estimular o autocuidado em relação à higiene bucal, a equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Trajano de Moraes, realiza esta semana, uma ação preventiva com alunos de várias escolas no município. Com o título ‘Saúde para todos’, a ação pretende até o final, levar atendimento e orientação a mais de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os trabalhos segundo a secretária Municipal de Saúde Ana Paula Oliveira, foram conduzidos pela equipe de dentistas. Um total de 11 Postos de Saúde e algumas escolas da rede municipal receberam as equipe com atendimento, orientação e distribuição de kits de escovação para uma boa higiene bucal.

As orientações foram repassadas as crianças e adolescentes de forma dinâmica, através dos kits composto por boca, escova de dente e fio dental e arcada dentária tudo em tamanho maior para chamar atenção delas que entre uma explicação e outra puderam interagir com os profissionais e equipamentos. “Esse momento é muito importante para que os alunos aprendam. É um projeto que tem total aprovação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz e que funciona no dia a dia da criançada”, disse Ana Paula.

Sobre a ação, vale destacar que os atendimentos prestados em todas as Unidades de Saúde incluem outras ações do tipo puericultura, acompanhamento dos hipertensos e diabéticos, aplicação de protocolos voltados à atenção integral dos diversos grupos (mulher, homem, idoso, entre outros), consultas médicas para todas as idades e grupos, consultas de enfermagem, imunização, visitas domiciliares, consultas odontológicas, entre outras.

Porém o objetivo do projeto ‘Saúde para todos’ é ofertar atendimentos que não existam com constância nos locais mais afastados, como avaliações nutricionais, psiquiátricas e psicológicas, e até mesmo com atendimentos rotineiros, mas fora dos horários habituais de funcionamento das Unidades, para contemplar os usuários do SUS que trabalham durante o expediente convencional (8 às 17 horas), além de realização de mutirões para coleta de exames, tais como: Preventivos do colo do útero e testes rápidos de detecção de Doenças Transmissíveis.

A princípio as ações serão realizadas uma vez ao mês, com escolha da localidade por critérios de população adstrita no território e necessidade de saúde levantada através do cadastramento da População. “Porém pode ser aumentada a frequência, bem como a realização de mais de uma ação por localidade. Ações destinadas à prevenção e tratamentos odontológicos também serão incluídos nas ações ofertadas no projeto, como fluoretação, escovação supervisionada entre outros e também, atividades coletivas de outras especialidades, como: Ginástica laboral, antropometria e avaliação nutricional”, destacou a coordenadora de Saúde Básica, Michele Machado.

Ainda de acordo com Ana Paula, as datas de comemoração preconizadas pelo Ministério da Saúde, serão comemoradas em seus respectivos meses com ações destinadas ao combate e prevenção das doenças relacionadas. “Entretanto, para que tenhamos um calendário anual, estabelecemos um cronograma e faremos o uso de cores, também, para identificação, de acordo com as ações de cunho municipal”, concluiu Ana Paula.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-para-todos-ensina-a-mais-de-600-alunos-em-trajano-a-importancia-da-higiene-bucal/