SAÚDE MUNICIPAL DE TRAJANO SEGUE VACINANDO POPULAÇÃO NA TERCEIRA ETAPA DA CAMPANHA CONTRA GRIPE

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe (H1N1, H2N3 e Influenza B) segue em ritmo acelerado em Trajano de Moraes e nos distritos. O grupo prioritário é formado por profissionais das forças de segurança, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. O secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, destaca a importância de as pessoas tomarem todos os cuidados necessários durante o período de vacinação. A terceira etapa começou no dia 9 de maio.

“Usem máscaras, evitem aglomerações, lavem sempre as mãos com sabão ou álcool gel e, se for ao posto de saúde e houver muita gente, volte em outro horário. Porém, não deixem de se vacinar. A vacina contra a gripe não tem eficácia contra a Covid-19, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para o novo coronavírus”, disse o secretário.

Os grupos prioritários dessa segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe devem ficar atentos para algumas contra-indicações da vacina, como: alergia a leite ou componentes da vacina e febre. O público-alvo da primeira etapa, formado por idosos e profissionais de saúde, que não se vacinou ainda pode procurar os locais de vacinação para ser imunizado também nesta segunda etapa.

De acordo com Renata Gomes – coordenadora de imunização, a vacina, é composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Na primeira fase da campanha, o município superou a meta nacional e vacinou 90% dos idosos chegando a 102%, com um total de 1527 doses neste público e 318 doses aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privadas.  Toda semana a Secretaria Estadual de Saúde, envia novas remessas de lotes de vacina ao município.

“Vale ressaltar que os idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram também terão prioridade conforme orientação do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, vem seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos”, disse ela.

A última e terceira etapa começa no dia 9 de maio. “Os grupos prioritários serão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e professores. A campanha começou no dia 23 de março. Idosos que não puderam comparecer nos postos de vacinação ou receberam a imunização por sistema volante (aquele que o profissional de saúde vai a casa), na primeira fase ainda podem procurar a vacina nos postos. A coordenadora de Imunização, Renata Gomes e a coordenadora de Atenção Básica, Michele Machado, avaliaram como positiva a primeira etapa da campanha. “Aprovei o comportamento da maioria das pessoas na primeira etapa”, avaliou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-municipal-de-trajano-segue-vacinando-populacao-na-terceira-etapa-da-campanha-contra-gripe/