SAÚDE DE TRAJANO VAI DISTRIBUIR REPELENTE PARA GESTANTES E PESSOAS QUE NÃO PODEM TOMAR VACINA DE FEBRE AMARELA

A prefeitura de Trajano de Moraes vai dar mais um passo importante em prol do bem estar do trajanense. Para proteger e minimizar os riscos das gestantes contraírem a doença da febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes com orientação do prefeito Rodrigo Viana estará distribuindo gratuitamente repelente especial para esse público em todas as unidades de saúde. As gestantes da cidade podem procurar o posto de saúde mais próxima de sua residência munidas do documento de identidade e cartão do Serviço Único de Saúde – SUS.

A distribuição começara a ser feita durante a campanha do Dia D contra Febre Amarela, neste sábado (3). Os frascos tem 200ml, e garantem até 10 horas de proteção de alta eficácia contra os insetos. E na corrida e contabilidade dessa distribuição, a secretária municipal de Saúde Rosemara Magalhães acertou com a coordenadora de Atenção Básica Michelli Machado, os últimos detalhes dessa campanha que promete imunizar várias pessoas em Trajano e nos distritos.

“A Atenção Básica está fazendo busca ativa dos pacientes que não podem ser imunizados por motivos de saúde como, por exemplo, a imunossupressão transitória ou permanente, alergia a ovo de galinha e derivados ou doenças imunodepressoras e das gestantes para que sejam distribuídos os repelentes”, disse Rosemara.

De acordo com ela, atualmente o estado fornece os repelentes ao município. “Sobre o quantitativo de pessoas que não receberam a vacina e com a justificativa do motivo pela não vacinação, vale destacar que a distribuição será iniciada na próxima semana e o indivíduo que se encaixar no perfil deve solicitar ao Agente de Saúde ou profissionais da equipe de saúde da localidade onde reside um frasco. Após essa ação será feito um cadastro do paciente com nome, data de nascimento, cartão do Serviço Único de Saúde – SUS e motivo da não vacinação”, explicou.

Os repelentes não substituem a vacinação, portanto os casos onde o paciente tenha se recusado a tomar a vacina sem as contraindicações não são aceitos como motivo para recebimento do insumo. “Queremos imunizar toda população possível, mas temos também que criar estratégias de prevenção para aqueles que não podem receber a vacina. O repelente para as gestantes é um deles, ainda mais por envolver o risco de contaminação para a mãe e para o bebê”, observou o prefeito Rodrigo Viana.

O Ministério da Saúde recomenda que as gestantes não recebam a vacina, uma vez que ela pode causar reações prejudiciais à mãe e ao bebê, com exceção daquelas que moram no considerado corredor ecológico, onde apresentam mais risco da circulação do vírus. Em Trajano, o corredor ecológico é considerado toda área que faz interface com a zona rural, ou seja, envolva por mata.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-de-trajano-vai-distribuir-repelente-para-gestantes-e-pessoas-que-nao-podem-tomar-vacina-de-febre-amarela/