SAÚDE DE TRAJANO CONVOCA MENINOS E MENINAS PARA CAMPANHA CONTRA O HPV

A Prefeitura de Trajano de Moraes vai ampliar até o final deste mês, a vacinação contra o HPV. Desde o mês passado, estão sendo vacinadas crianças e adolescentes a partir dos nove anos de idade, do sexo masculino e feminino. Durante todo o dia, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, estão vacinando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e no Posto de Saúde Central – na Rua Coronel João Martins, esquina com a Avenida Castelo Branco, no Centro de Trajano.

De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia e Imunização Mariana Campos, a vacina está disponível para as meninas de 9 a 14 anos e também para os meninos de 11 a 14 anos. “O prefeito Rodrigo Viana, pediu que reforçássemos a campanha na cidade e nos distritos. Então desde que a campanha começou a gente vem trabalhando para que essa meta seja alcançada, a pedido também da Secretária Municipal de Saúde Ana Paula Oliveira”, disse.

Mariana explicou ainda que a ação protege os meninos e meninas contra os cânceres de colo de útero, pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.” Por isso os responsáveis devem levar os filhos a uma das Unidades de Saúde mais perto e proteger”, explicou.

Desde janeiro, as doses eram aplicadas em jovens entre 12 e 13 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas isso mudou. “O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Trajano, é imunizar o mais próximo possível dos 100% de meninos e meninas. Os jovens precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses entre as doses, para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus. “A infecção está associada ao desenvolvimento de cânceres de pênis, garganta, ânus e colo do útero”, destacou.

Desde o início da vacinação, em 2014, o Ministério da Saúde distribuiu 26,3 milhões de doses da vacina a todos estado. Com a inclusão dos meninos no público-alvo da vacinação, o Brasil se tornou o primeiro País da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para esses jovens em programas nacionais de imunizações. “Precisamos tornar os meninos e meninas de Trajano imunes também. Por isso peço, aos responsáveis,  procurem um responsável”, solicitou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-de-trajano-convoca-meninos-e-meninas-para-campanha-contra-o-hpv/