Saúde de Trajano alerta: cuidado com os animais peçonhentos

Prefeitura quer criar Centro de Sorologia em parceria com Instituto Vital Brasil

Os principais animais peçonhentos que causam acidentes na região mais frequentemente são: cobras, escorpiões, aranhas, abelhas, formigas, vespas e lacraias. O período chuvoso e quente ao mesmo tempo, nesta época do ano é perfeito para a estatística nada agradável, como o aumento no número de casos de ataques de animais peçonhentos, em Trajano de Moraes e nos distritos.

Preocupado com os registros de casos atendidos na cidad, o prefeito Rodrigo Viana saiu em busca de apoio e medidas para tentar mudar essa realidade na cidade. O primeiro contato foi com o Deputado Federal Sóstenes Cavalcante (DEM), que orientou o diálogo entre a prefeitura e o Instituto Vital Brazil – Laboratório oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz receberam na tarde desta segunda-feira (29), no gabinete o médico infectologista e professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edimilson Migowski. O professor foi presenteado com uma caixa de doces da terra, Tia Cecília. Durante o encontro, foi sugerida a criação de um Centro de Sorologia de Animais Peçonhentos na cidade e que sirva de referencia para os municípios da região. “Estaremos dando mais um passo importante na saúde”, disse Rodrigo.

O Centro de Sorologia atenderia a demanda demasiada da região em tempo hábil, dando assim mais proteção e segurança à pessoa picada por um animal venenoso. “Precisamos pensar nessas vidas. Não podemos permitir que as pessoas fiquem sem esse socorro. Trajano assim como outras cidades dessa região tem muito trabalhador que vive da agricultura. Esses se submetem ao perigo todos os dias”, acrescentou.

Por isso a importância das medidas de prevenção e orientações sobre os principais animais peçonhentos, deve ser rápida. Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Paula, esse aumento acontece nesta época porque os animais ficam mais agitados e saem de seus habitats à procura de alimentos. “As chuvas também deixam os bichos desalojados, o que provoca maior contato com as pessoas e, consequentemente, maior número de acidentes”, enfatiza.

O Instituto Vital Brazil é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. “Podemos capacitar os profissionais de saúde de Trajano através do EAD, com cursos”, sugeriu Edimilson Migowski.

Também participou da reunião a chefe de gabinete Verônica Fazolli, o procurador do município Elomar Curty, o coordenador da Vigilância Sanitária Saulo Pacheco, e a farmacêutica Catarina Massena.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-de-trajano-alerta-cuidado-com-os-animais-peconhentos/