SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ESPAÇO VAI OFERECER MELHOR CONDIÇÃO DE ACESSO, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM A CRIANÇAS EM TRAJANO

Espaço terá equipamentos, mobiliários e materiais didáticos pedagógicos

A ideia deste projeto de Atendimento Educacional Especializado, da gestão pública municipal está prestes a ser inaugurado pela prefeitura de Trajano de Moraes. O objetivo do espaço é proporcionar melhores condições de acesso, participação e aprendizagem a crianças e jovens que tenham algum tipo de deficiência ou transtorno global de desenvolvimento. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, a sala começará em breve a ser totalmente equipada com itens de informática, materiais pedagógicos e de acessibilidade para atendimento no contraturno escolar.

“A Sala de Recursos Multifuncional tem como a proposta oficial o trabalho docente frente às necessidades educacionais dos alunos com necessidades educacionais especiais ou transtornos globais. Em Trajano de Moraes, esse espaço reservado já está pronto. E mais um sonho que vejo ser realizado de forma a ajudar muito o aluno e principalmente os responsáveis. Estamos felizes por esse momento”, explicou o prefeito Rodrigo Viana.

A  implantação é toda feita pela Secretaria Municipal de Educação e o local escolhido foi a Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins. Essa será a primeira de outras que a gestão pública municipal pretende criar no município. De acordo com ele, a sala terá vários recursos.

“Será um espaço dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos pedagógicos para ofertar em Trajano um atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais que esteja matriculado na rede regular de ensino do município. Nesta sala o profissional de educação proverá de condições de acesso a uma participação e aprendizagem deste aluno com necessidades educacionais especiais ou transtorno globais, altas habilidades e demais deficiências alem de ter nesta sala”, disse.

O secretário municipal de Educação, Eliandro Garcia – Sassá, afirma que o espaço terá ainda profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, alfabetizador alem de ter uma biblioteca com acervo grande e apropriado para os alunos com limitações. O local oferecerá alimentação dos alunos que vierem dos distritos para serem atendidos. A sala terá funcionalidade de atender prioritariamente os alunos com limitações e que tenham laudo médico. Essa será uma conquista para o município, além de ser um cumprimento do Plano Municipal de Educação que hoje corresponde à meta quatro.

Vale frisar que o Atendimento Educacional Especializado irá ocorrer em uma das salas de recursos multifuncionais, de forma a complementar ou suplementar a formação do aluno com necessidades educacionais especiais. Essa Sala Multifuncional assegura às crianças com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, garantindo acesso, permanência e aprendizagem no ensino regular.

Eliandro garante ainda que cada aluno seja atendido de uma a duas vezes por semana. “Estou vistoriando o espaço com a certeza que em breve nossa cidade terá um local que irá garantir ao aluno com necessidades educacionais especiais um atendimento devido. O contexto da educação especial na perspectiva de uma educação inclusiva, inicia uma trajetória de mudanças em Trajano de Moraes”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/sala-de-recursos-multifuncionais-espaco-vai-oferecer-melhor-condicao-de-acesso-participacao-e-aprendizagem-a-criancas-em-trajano/