SABÃO ECOLÓGICO PROMOVE SUSTENTABILIDADE EM TRAJANO ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura de Trajano de Moraes por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está obtendo grande sucesso com o projeto “Sabão Ecológico”, realizado há quase dois anos. O objetivo desta ação é maior do que somente ensinar a fabricar o sabão, é salientar a importância de reaproveitar o óleo de fritura usado, para que este não seja descartado no meio ambiente, evitando, desta forma, a contaminação de rios, lagos e principalmente da água subterrânea dos lençóis freáticos no município. A ação tem apoio, incentivo e acompanhamento do prefeito Rodrigo Viana.

Neste período de projeto, os profissionais da Secretaria Municipal do Meio ambiente, já recolheram vários litros de óleo de cozinha usados, ou seja, material que seriam descartados sem nenhum cuidado com o meio ambiente. De acordo com o secretário da pasta, Murilo Portugal, o projeto tem previsão de expansão para os distritos. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem ajudado muito na realização do mesmo.

“Com este projeto a Prefeitura não só incentiva a população a contribuir para a preservação de recursos naturais, mas também oferece uma forma barata, eficaz e muito proveitosa de reutilizar o óleo de cozinha. A reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos. Inúmeras experiências têm mostrado que a reciclagem pode contribuir para a economia dos recursos naturais. Quero agradecer a direção da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins pela excelente acolhida bem como o secretário da Pasta, Eliandro Garcia”, disse Murilo.

Muitos estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, lanchonetes, residências e algumas escolas jogam o óleo de cozinha usado na rede de esgoto, o que causa o entupimento da mesma. Quando esse óleo é jogado diretamente no solo causa impermeabilização, contribuindo para enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro.

“O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia, em geral, vai direto para a rede de esgoto causando entupimentos. Esse óleo acaba indo parar nos cursos d’água como rios e córregos que cortam a cidade, causando danos à natureza. Muitos bares, restaurantes e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa. Estamos trabalhando para mudar essa realidade em Trajano”, destacou o secretário.

Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada. “Esse Projeto Sabão Ecológico está fundamentado na reciclagem do óleo de cozinha usado para produção de sabão e se inspira em inúmeros outros trabalhos realizados por nossa gestão. O sucesso do programa de reciclagem de óleo de cozinha depende inteiramente da participação da comunidade. Exemplos variados têm mostrado que o envolvimento da comunidade é fundamental para que esse programa de coletas, seja um sucesso”, avaliou o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/sabao-ecologico-promove-sustentabilidade-em-trajano-atraves-da-secretaria-municipal-do-meio-ambiente/