RUAS DE TRAJANO E DISTRITOS AINDA RECEBEM DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS ATENÇÃO CONTRA COVID-19

Com alguns casos confirmados da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus – Trajano de Moraes vem realizando a desinfecção das ruas e pontos mais movimentados do município para conter o avanço da doença. A ação segue criteriosamente um cronograma montado pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo – que com a ajuda dos funcionários não tem medido esforços no avanço da pandemia no município. Toda iniciativa tem aprovação do prefeito Rodrigo Viana. A previsão é de que o trabalho continue pelos próximos 20 ou 30 dias.

Os funcionários utilizam bombas de pulverização, o que resulta em ganho na desinfecção de portões, muros, pontos de ônibus e locais até de difícil acesso. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo, as equipes já atuaram em diferentes bairros do município e na zona rural. Já na área central, eles já higienizaram o entorno do Posto de Saúde, Praça Nilo Peçanha entre outras como foi o caso da Praça Waldemar Magalhães, bancos, supermercados e até farmácias. Essa é uma das medidas que ajuda a reduzir a transmissão da Covid-19. A Prefeitura de Trajano de Moraes recomenda que neste momento a população permaneça em casa, evitando aglomerações.

“Esses locais carecem de uma atenção especial, devido à demanda de gente em busca de algo, como é o caso das agências bancarias que o cidadão vai lá para sacar algum valor ou receber e até mesmo pagar. Esses pontos são essenciais no trabalho. Nosso foco é a prevenção ao coronavírus. Não estamos medindo esforços. Agradeço a população por estar fazendo sua parte e a nossa equipe que tem se dedicado integralmente para preservar vidas”, disse o secretário Juninho Azevedo.

A mistura usada segue orientação do coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco e serve especialmente para a higienização dos locais. O produto combina água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em seguida a mistura vai para as bombas costais de pulverização.

“A medida visa garantir uma limpeza mais intensa em locais com um maior fluxo de pessoas. Com essa desinfecção, a prefeitura espera diminuir em até 50% o poder de contaminação do vírus. Sabemos que já temos casos e isso faz com que o nosso trabalho seja ainda mais cauteloso. As desinfecções são feitas por funcionários com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e roupas de proteção apropriadas para não ter riscos de contaminação”, ressaltou o prefeito Rodrigo Viana.

Vale ressaltar que as medidas adotadas no combate à pandemia de coronavírus em Trajano de Moraes e nos distritos seguem os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos governos federal, estadual e municipal – em entendimento aos decretos publicados pelo prefeito Rodrigo Viana – com atualização diária exigida pelo protocolo de combate ao Novo Coronavírus.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/ruas-de-trajano-e-distritos-ainda-recebem-da-secretaria-municipal-de-servicos-publicos-atencao-contra-covid-19/