RESTO DE ÓLEO DE COZINHA TEM DESCARTE CERTO E CORRETO EM TRAJANO DE MORAES

A prefeitura de Trajano de Moraes lançou na cidade mais uma campanha ousada: recolher os resíduos do óleo de fritura saturado, o conhecido óleo de cozinha. A iniciativa é toda por conta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que pretende em um curto espaço de tempo conscientizar a população da cidade sobre os prejuízos causados a natureza, com o descarte incorreto desse material.

Segundo o secretário municipal interino do Meio Ambiente David Campos, o objetivo do projeto é evitar danos ao meio ambiente, uma vez que o óleo usado despejado na natureza provoca poluição e danos ambientais irreparáveis. “O óleo, quando despejado na água, causa danos terríveis ao meio ambiente e aos ecossistemas aquáticos, ficando retido na superfície bloqueando a entrada de luz solar e o oxigênio da água”, explicou.

O projeto tem aprovação e incentivo do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz. “Eles sempre apoiam iniciativas que vão de encontro à proteção do Meio Ambiente. Precisamos preservar hoje para que no futuro ainda tenhamos um lugar bom de viver. Quando despejados no ralo, o óleo passa pela tubulação das residências. Ele se acumula, atraindo ratos e baratas, causando entupimento e até rompimento das redes de coleta”, acrescentou David Campos.

A secretaria deseja com isso, valorizar e preservar a natureza como um princípio a ser seguido. “A gestão assumiu essa causa e pretende com isso fazer deste, um dos projetos mais bonitos na cidade. A secretaria municipal do Meio Ambiente possui Guardas Ambientais capacitados que diariamente acompanham a coleta do óleo de cozinha usado nos estabelecimentos cadastrados, intervindo de forma eficaz quando necessário, com o objetivo de motivar a continuidade da arrecadação”, relatou.

O programa de coleta de óleo faz parte da política ambiental da Prefeitura de Trajano de Moraes, que tem como meta tratar de forma adequada os resíduos produzidos na cidade. “Neste projeto, as famílias e a comunidade local, participam trazendo para a secretaria do Meio Ambiente este material, que depois, é encaminhado a uma empresa credenciada que vai disponibilizar certificados de participação no projeto. Os Guardas Ambientais também fazem o recolhimento”, disse.

No Brasil, apenas 2,5% do óleo usado é reciclado, os 97,5% são descartados nas residências brasileiras. Pesquisas apontam que a cada litro de óleo jogado incorretamente, contamina um milhão de litros de água. “Trajano de Moraes tem feito a parte dela. Enquanto gestão pública, é preciso pensar no meio ambiente de forma consciente”, concluiu o secretário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/resto-de-oleo-de-cozinha-tem-descarte-certo-e-correto-em-trajano-de-moraes/