Prédio do antigo fórum em Visconde do Imbé recebe reparos para uso

Com recursos próprios prefeitura mantém viva a memória cultural do local

Depois de ficar vários meses interditado por conta do abandono nos últimos anos, um dos prédios histórico da cidade de Trajano de Moraes, na região Serrana, ganha atenção do poder público municipal. O antigo Fórum de Visconde esta recebendo consertos. Funcionários da prefeitura trabalham a todo vapor para concluir o reparo no prédio que é considerado atualmente um dos mais bonitos no distrito de Visconde do Imbé.

De acordo com o secretário municipal de Obras Leomar Dauter, a reforma é uma solicitação do prefeito Rodrigo Viana a pedido da população. “Com certeza um local que merece a atenção da gestão pública. Aqui tem história. Precisamos manter vivo esse patrimônio. O prefeito Rodrigo Viana esta acompanhando de perto o andamento de toda obra”, conta Leomar.

O prédio faz parte do conjunto arquitetônico datado de 1921. No local já funcionou a Coletoria Fiscal, Câmara de Vereadores, entre outros. “Temos que manter de pé e cuidar desse bem físico construído por nossos antepassados. Em Visconde temos prédios como o Colégio Estadual João de Moraes Martin – antigo Grupo Escolar Visconde de Itaborahy e o Posto de Saúde, antiga Prisão Estadual. São locais que nós remete ao passado”, comenta Leomar.

Pintura e retoque geral no teto, reforma e troca do assoalho deteriorado pelo cupim por novos, reparos nas portas e janelas, maçanetas, além da troca e reposição de algumas lâmpadas. “Estamos olhando tudo com muito carinho para atender de forma segura o reparo no prédio. Além de ser um anseio da população de Visconde de Imbé, a reforma na unidade é uma vontade minha também. Prédio rico em história como este, têm poucos na nossa região, e de pé. Por isso é importante manter essa memória”, destaca o prefeito Rodrigo Viana.

Construído no formato dois andares, o prédio público do antigo Fórum, preserva seu formato antigo e imponente perante os demais. Ele chama a atenção de quem passa pelo distrito. “É um espaço dotado de salas, banheiros, área serviço e divisórias de ambiente, além de um segundo andar. A reforma do prédio deverá ser entregue a comunidade pronta para uso”, frisa.

Destaque no alto do morro, o local é ponto certo de parada para os visitantes e passageiros que trafegam diariamente pela Rodovia Estadual – 174. “Não tem quem passe aqui e não admire o prédio. Em uma reforma dessa, é importante dizer que ela fortalece a economia do local com o turismo. Neste momento de crise é importante pensar que qualquer meio legal é válido para a sustentabilidade das pessoas. Quero e vou investir no potencial de turismo de nossa região. Eu acredito também nesse caminho”, conclui Rodrigo.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/reparo-forum-visconde/

Pular para o conteúdo