I Festival de Karatê vai reunir grandes campeões em Trajano

Evento será no fim de semana com incentivo da secretaria municipal de Esportes

Pela primeira vez na história de Trajano de Moraes, a secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realiza em parceria com a Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro, FKERJ – o I Festival de Karatê Olímpico e Workshop, e a implantação do Projeto Karate Educacional na cidade. O evento tradicional da modalidade deve reunir mais de 400 pessoas no próximo fim de semana, no Ciep Brizolão 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves, a partir das 8h, no centro.

Nomes importantes no cenário esportivo confirmaram presença. Um dele é o de Ciça Maia – Tricampeã mundial de Karate, Juarez Santos – Campeão dos Jogos Pan Americanos, vão ministrar palestras nas escolas públicas de Trajano com o tema: Karate o esporte que mudou minha vida, na sexta-feira, (19).

Durante encontro para acertar os últimos detalhes, o secretário municipal de Esportes, Elielton Riguete, afirmou que o objetivo do festival é estimular os alunos a uma pratica saudável. “O evento vai integrar os alunos, onde os familiares dos mesmos vão poder observar o quanto é importante o esporte na vida de uma pessoa. Espero que este seja o primeiro de muitos. O festival tem total aprovação do prefeito Rodrigo Viana, por entender ser uma iniciativa importante para a vida das crianças”, disse.

No sábado, (20), será inaugurada na cidade o Núcleo Oficial de Karate do Clube de Regatas Vasco da Gama, com a presença do técnico de Karatê do CRVG, Manoel Varella e atletas do Vasco, além de um workshop: Karate Modalidade Olímpica com a presença de Luiz Otávio Aranha Lacombe – Ex. Técnico da Seleção Brasileira de Karate, Moacir Varella – Técnico da Seleção de Karate do Estado do Rio de Janeiro, e de Ciça Maia – Tricampeã mundial de Karate.

O festival tem o incentivo do coordenador municipal de Esporte Alex Louza Pinheiro, e do diretor de regiões da FKERJ, Leonardo Silveira. “O trabalho de karate tem seus objetivos focados no desenvolvimento educacional da criança, sendo três os fundamentos básicos: cidadania, onde são abrangidos disciplina, autocontrole, autoconfiança, defesa pessoal, regras, limites e companheirismo”, explicou Leonardo.

Ainda de acordo com ele outro objetivo é o esportivo. “Fazemos um trabalho focado no condicionamento físico para que as crianças possam ter melhor qualidade de vida, com saúde e disposição para enfrentar as atividades cotidianas. E educacional girando em torno da lateralidade, contagem, ângulos, noções espaciais, história do surgimento do karate dentre outros”, acrescentou.

O projeto vai muito além, acredita o coordenador municipal Alex Pinheiro. “Ele lança idéias inovadoras, desenvolve-se superior aos objetivos convencionais na maioria das vezes competicionais. Posso afirmar que é uma proposta diferente, que prepara as crianças para serem em primeiro lugar grandes pessoas e consequentemente respeita o desenvolvimento de cada um”, destaca.

E para encerrar, no domingo, (21), o evento recebe técnicos de Karate para competição no I Trajano Open de Karate Olímpico, com início previsto para as 11h. Em seguida workshop – Kumite – Kata – arbitragem – Karate Educacional. “Vale lembrar que o workshop e as palestras são gratuitas e o evento estará aberto ao publico interessado em artes marciais”, conclui.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/i-festival-de-karate-vai-reunir-grandes-campeoes-em-trajano/