Realizada VIII Conferência de Assistência Social de Trajano

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

Aconteceu no último dia 10 de Agosto em Trajano de Moraes, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o objetivo de discutir com autoridades e cidadãos sobre as conquistas e melhorias do setor que abrangeu boa parte da população, com o tema: ” Consolidar O SUAS de vez rumo a 2026”. Estiveram presentes autoridades políticas, moradores e toda equipe do social liderada pela secretária Rejane Gomes e membros do Conselho Municipal deram total apoio e segurança ao grande número de participantes na Fazenda Olaria, situada na região do segundo distrito trajanense. Na importante reunião esteve a representante do Governo de Estado, a senhora Paula Nascimento que através de palestra aos presentes mostrou dos avanços e conquistas num todo da área social no estado e através de slides informou aos participantes das estruturas e caminhos para bons atendimentos a população menos favorecida de uma cidade.

Às 8 horas da manhã foi iniciado o credenciamento dos presentes, foi oferecido um farto café da manhã e às 10 aconteceu a abertura oficial com a composição da mesa de autoridades com as presenças da secretária de Assistência Social Rejane Gomes,da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Simone Martins Guimarães, do vereador Celso Bechara, palestrante Paula Nascimento e como convidado especial o ex-prefeito João de Moraes.

Foram conferidas as palavras de apresentação e a secretária municipal de Assistência Social Rejane Gomes disse  que era com muita satisfação estar a frente de mais uma conferência onde tinha o objetivo de avaliar e propor nova diretrizes para o aperfeiçoamento deste sistema que acaba de completar dez anos. Ela ainda fez um relato de todas as conquistas do setor para a população de seu município, alertando que nos dois anos frente à pasta, que conseguiu avançar positivamente conseguindo abrir oficinas em todos os distritos, assim qualificando centenas de cidadãos trajanenses. “Hoje oficinas acontecem no centro da cidade e nos distritos e do ano de 2013 até agora foram mais de 400 pessoas que se formaram e qualificaram suas habilidades.” Disse aos presentes.

Logo depois usou da palavra representando a Câmara Legislativa o vereador Celso Bechara que ressaltou o bom trabalho do social chefiado por Rejane Gomes, onde fez questão de dizer que hoje todo o município é visitado pela sua equipe, assim apresentando um ótimo trabalho como resultado na vida do morador. ”Rejane Gomes visita pessoalmente a casa do morador vendo suas reais necessidades e isso qualifica o trabalho do social em Trajano de Moraes.” Enfatizou o vereador Bechara, parabenizando  Rejane que  também  é a primeira dama municipal.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Simone Martins Guimarães, esta ressaltou que a união dos setores e população em prol do assistido, é que faz nascer resultados e o dia era especial por estar recebendo uma autoridade estadual para fazer valer ainda mais os trabalhos do social trajanense.

Já a palestrante do dia, vinda do Rio de Janeiro, Paula Nascimento, ressaltou por cerca de uma hora da importância do tema : “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e explanou de forma clara os principais pontos para se garantir avanços para que o SUAS atinja os objetivos e chamou todos para união na consolidação das políticas públicas em levar melhorias aos mais carentes do município.

Ainda durante a tarde, aconteceram  almoço,debates, oficinas, apresentação do histórico da Fazenda Olaria aos visitantes, foram formados eixos temáticos e para o final foram eleitos delegados que representarão o município para a Conferência a nível estadual que acontecerá nos próximos meses e às 17 horas aconteceu o encerramento de mais um evento de suma importância para o desenvolvimento social do município de Trajano de Moraes. “Agradeço imensamente aos membros do conselho que não mediram esforços e como resultado tivemos um dia proveitoso de palestras, debates e com certeza um resultado positivo.” Analisou Rejane Gomes, no final do dia do evento.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/realizada-viii-conferencia-de-assistencia-social-de-trajano/