PROJETO LEVA PREVENÇÃO PARA PAIS E ALUNOS EM LAGOINHA ÁREA RURAL DE TRAJANO DE MORAES

A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida, uma vez que ela interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo. Sendo assim, torna-se fundamental orientar para que todo cidadão possa estar informado contra possíveis problemas indesejados. Pensando nessa possibilidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, levou aos alunos de Lagoinha, área rural um ciclo de palestras.

No local, alunos e responsáveis puderam interagir, trocar idéias e experiências com os profissionais da secretaria. A escola fica a mais de 20 quilômetros do Centro da cidade. “Essa atividade fez com que pudéssemos ter um contato educativo direto com as crianças. Esse contato é importante para o crescimento saudável deles e dos responsáveis que participaram”, comentou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Com relação à palestra e ação de cuidado e escovação, por exemplo, hoje, apesar dos programas de prevenção e acesso aos atendimentos odontológicos, o índice de cárie ainda é o principal responsável pelos problemas bucais. “A falta de uma higiene bucal adequada e o consumo excessivo de açúcares são os fatores causadores desses problemas”, comentou a dentista Lucilia de Castro Azevedo.

Mudar essa realidade é um dos grandes objetivos do projeto implantado a partir de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, Cultura Esportes e Lazer. Os alunos tiveram ainda palestras com Assistente Social e responsável pelo programa de Saúde Mental, Renata Paula, e com a enfermeira Renata Gomes. Teve ainda atendimento individual para escrabiose com o médico Cubano Over Luis e a enfermeira Michelli Machado.

“O objetivo maior é promover ações de educação preventiva e curativa, além de conscientizar os alunos da importância de manter uma saúde bucal adequada, no caso odontológico. Tais ações buscam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes”, frisou o secretário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/projeto-leva-prevencao-para-pais-e-alunos-em-lagoinha-area-rural-de-trajano-de-moraes/