Em Trajano de Moraes, um programa da Secretaria Municipal de Saúde está auxiliando parte da população que faz uso do cigarro, realizando ações de prevenção, distribuição de medicação para combater a dependência, acompanhamento médico, entre outras ações para estimular os fumantes a deixar o vício.
O tratamento é feito através de Abordagem Cognitivo-Comportamental. Os componentes principais dessa abordagem envolvem a detecção de situações de risco de recaída e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Dentre as várias estratégias empregadas nesse processo, é ensinado pela psicóloga Susane Sias a automonitoração, o controle de estímulos e o emprego de técnicas de relaxamento. Em essência, esse tipo de abordagem envolve o estímulo ao autocontrole para que o indivíduo possa aprender como escapar do ciclo vicioso da dependência e a tornar-se assim um agente de mudança de seu próprio comportamento.
Segundo a psicóloga, ainda existe o tratamento farmacológico ou medicamentoso, que pode ser utilizado como um apoio, em situações bem definidas, para alguns pacientes que desejam parar de fumar. Esse tratamento tem a função de facilitar a abordagem cognitivo-comportamental. Os medicamentos nicotínicos, também chamados de Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), se apresentam nas formas de adesivo, goma de mascar, pastilhas e BUP.
”Acredito que quanto maior o tempo total da abordagem cognitivo-comportamental, maior será o tempo em que o indivíduo ficará sem fumar.” -disse coordenadora do projeto Drª Susane Sias, completando que nas quatro primeiras semanas é necessário o paciente comparecer as reuniões, onde é apresentado uma cartilha e orientações para deixar o vício e que após 1 mês de tratamento, a pessoa é liberada a comparecer quinzenalmente e depois mensalmente até completar um ano. Em todas as reuniões, os cidadãos que desejam abandonar o vício do cigarro contam com a presença da psicóloga, cuja a fala de encorajamento contribui muito para a discussão sobre o enfrentamento da dependência de nicotina.
As reuniões acontecem sempre às quartas-feiras no prédio da secretaria municipal de saúde.
Por Geraldo Carvalho