PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE TRAJANO RECEBEM TREINAMENTO PARA ATUAREM NO ATENDIMENTO AO COVID-19

Profissionais de saúde de Trajano de Moraes que poderão atuar na assistência de casos suspeitos de Covid-19 passaram por treinamento. A ação foi ministrada pela Equipe DVANCED. Entre eles estavam médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.  O objetivo do curso foi capacitar a equipe na utilização do equipamento de proteção individual (EPI), nos casos de doenças infectos contagiosas com enfoque no Covid-19. O prefeito Rodrigo Viana esteve no treinamento realizado no Hospital Francisco Limongi e aproveitou a ocasião para ver o funcionamento dos respiradores adquiridos com os recursos doados pela prefeitura.

“Esse treinamento oferecerá aos nossos profissionais de saúde mais conhecimento de como agir em caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Aproveitei e vi funcionando (teste), os respiradores adquiridos com os recursos da prefeitura doados ao Hospital Francisco Limongi. Nosso grande desafio nessa pandemia é ampliar a quantidade de leitos de UTI, o que é extremamente necessário. Com essa aquisição de mais dois novos respiradores, vamos ampliar os leitos no hospital e desta forma reforçar o trabalho realizado nas salas de estabilização do hospital, quando o paciente for encaminhado para a unidade após passar pelo Centro de Triagem”, afirma o prefeito.

Durante as aulas os profissionais aprenderam como atender no processo de sanitização e ou desinfecção individual e ambiental. As aulas foram ministradas pelo enfermeiro Mestre Wellington dos Santos Madeira – especialista em Saúde Pública, enfermeira Joselaine Corrêa – Especialista em Estomoterapia pela UERJ e pelo enfermeiro Denis França – Especialista em Enfermagem do Trabalho.

“Esse treinamento é de fundamental importância para nossa cidade. é uma capacitação no suporte básico de vida nos pacientes críticos, utilizando técnica de reanimação cardiopulmonar no pacientes com Covid-19. O diferencial deste curso é ter os profissionais mais capacitados com conhecimento técnico e científico, associado a habilidade para atender de forma segura os munícipes de Trajano de Morais. Tenho certeza que juntos seremos capaz de vencer esse momento”, acredita  o prefeito Rodrigo Viana.

A carga horária do curso foi de 10h, e dividido em dois grupos, ou seja, destinado a equipe multidisciplinar do município: Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos. “A capacitação feita reforça a importância de seguir os protocolos e orientações sobre manejo clínico de casos suspeitos, a fim de oportunizar a assistência adequada ao paciente. Vale lembrar que medidas básicas de higiene protegem você e sua família: lavar as mãos frequentemente, medidas de etiqueta respiratória ( como não tossir, espirrar próximo a outras pessoas), evite contato muito próximo com as pessoas, lembrando que assintomáticos também podem transmitir Covid-19”, exemplificou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/profissionais-de-saude-de-trajano-recebem-treinamento-para-atuarem-no-atendimento-ao-covid-19/

Pular para o conteúdo