PRODUTORES RURAIS RECEBEM EM TRAJANO E DISTRITOS APOIO E INCENTIVO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA

Uma produção de encher os olhos e perder de vista. Numa área de pouco mais de um alqueire e meio, o que ganha visibilidade, quantidade e qualidade, é a roça de pimentão verde e abobora sergipana. Mas para que toda essa produção escoe e ganhe o mercado, e em seguida a mesa do consumidor, a prefeitura de Trajano de Moraes, investe nas estradas através da Secretaria Municipal de Agricultura, atendendo de forma direta, vários produtores. E não é só isso, o agricultor recebe também orientação de técnicos e profissionais da gestão pública municipal.

Com 75 anos, é seu José Sadi Borre é dos produtores beneficiados pelo apoio da Secretaria Municipal de Agricultura. Ele cuida de uma das roças na localidade de Ponte de Zinco, e conta que acorda todos os dias levanta da cama às 5 horas da manhã, toma café e vai para a lavoura começar mais um dia de trabalho. “Gosto muito do que faço. Tenho que cuidar dessa roça todos os dias. Aqui me distraio e ganho fôlego para tocar a vida com uma renda extra e complementar minha aposentadoria. Esse apoio da prefeitura ajuda muito a gente”, contou.

Mas para que toda a produção do seu José Sadi possa escoar, quem da uma mão extra é a gestão pública municipal. Isso é o que afirma o secretário municipal de Agricultura, Daniel Fagundes. “A gente faz a nossa parte para atender os produtores. Essa é uma das preocupações do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz. A agricultura é muito forte em nosso município. Aqui temos de tudo um pouco”, explicou.

Na roça do seu José Sadi, por exemplo, atualmente são 3.500 pés de pimentão verde. Ele conta que colheu 800 caixas da hortaliça, e espera na próxima uma média de 500 caixas, num prazo de menos de 2 meses, que serão vendidas no Centro de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro – CEASA-RJ. A lavoura é dividia ainda com plantações de abobora e batata doce. Mas as mesmas são vendidas na própria localidade.

De acordo com Daniel Fagundes, diariamente a Secretaria Municipal de Agricultura presta assistência técnica direta as famílias do campo com a implementação de programas de fomento à agricultura, à pecuária e a outras atividades produtivas do município. “Temos profissionais para elaborar projetos para desenvolvimento de suas ações e buscando de forma clara e eficaz recursos financeiros junto a instituições públicas para o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade agrícola, como é o caso, por exemplo, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro – Emater-RJ”, explicou o secretário.

Os profissionais da secretaria trabalham também com estímulo a agregação de valor aos produtos rurais, beneficiamento. “a gente propõe o desenvolvimento nas áreas rurais e trabalha na melhoria das culturas existentes e a implantação de novas espécies, a manutenção e a abertura de estradas para o escoamento da produção e a implantação de energia. O produtor rural que tiver dúvida pode entrar em contato com a gente na secretaria”,

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/produtores-rurais-recebem-em-trajano-e-distritos-apoio-e-incentivo-da-secretaria-municipal-de-agricultura/