PREFEITURA DE TRAJANO TEM TRABALHO PONTUADO NAS ESTRADAS RURAIS POR CONTA DAS CHUVAS DE MARÇO

São muitas as estradas rurais que compões a malha rural do município de Trajano de Moraes. Algumas estão em condições ruins de trafegabilidade por conta do período chuvoso que atinge a região desde os meses de janeiro e fevereiro – onde ora chove, ora faz sol. Mas foi agora no mês de março que elas se intensificaram com um volume acima do esperado com raios e até trovoadas.
Desde que assumiu a gestão pública ano passado, uma das prioridades do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz tem sido manter as estradas rurais com acesso e boa trafegabilidade. Mas a chuvas tem atrapalhado os serviços. Algumas já estão ficando praticamente intransitáveis, e o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros comprometidos.
“Com o aumento dessas chuvas, infelizmente teremos que atrasar um pouco o cronograma de serviços, que precisa do tempo bom e firme para direcionar equipamentos e funcionários para o retrabalho, que consiste em melhorias nos acessos”, explicou o secretário municipal interino de Obras e Serviços Públicos Juninho Azevedo.
Para a recuperação dessas vias, são utilizados caminhões basculantes para o transporte de material mais consistente, composto por terra e pedra e posteriormente a aplicação de um material para acabamento e máquina patrol para fazer a manutenção e o nivelamento da via o que tem facilitado à circulação de veículos em dias de sol.
De acordo com Juninho Azevedo, há muito tempo não chovia tanto em toda região. “O trafego de carros e caminhões pesados, acabam danificando todo o serviço já realizado pelos funcionários. Infelizmente as estradas não suportam e acabam ficando cheias de buracos e com muita lama nesses dias de chuva”, explicou.
Ao todo o município de Trajano de Moraes tem mais de 1.050 quilômetros de acesso rural, ou seja, a chamada estrada de terra, o que dificulta o trabalho das equipes em dias de chuva ou terra molhada.  Algumas estradas rurais já tinham até recebido revestimento de cascalho, e melhorias consideradas.
O secretário percorreu recentemente algumas estradas e confirmou conversando com os moradores e produtores rurais problemas pontuais como obstrução de bueiros por enxurradas, variação excessiva de largura das estradas, ora muito largas ora estreitas demais, pontos de erosão em bueiros e pontes, contribuição de água que escorre de estradas secundárias para as estradas gerais, lavouras que invadem a estrada, entre outros.
Ainda de acordo com Juninho Azevedo, outro problema corrente nas estradas são as árvores plantadas nas bordas das vias e cercas muito próximas as estradas que algumas vezes danifica os acessos. “O prefeito Rodrigo Viana pediu que déssemos prioridade as estradas, mas precisamos esperar o tempo firmar para começar os trabalhos todos novamente”, destacou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-tem-trabalho-pontuado-nas-estradas-rurais-por-conta-das-chuvas-de-marco/