PREFEITURA DE TRAJANO RESOLVE PROBLEMA DE PÂNTANO E ÁGUA ACUMULADA AO LADO DO HOSPITAL FRANCISCO LIMONGI

Várias nascentes e apenas uma saída de água! Assim era a canalização do pântano ao lado do Hospital Francisco Limongi, até a realização de uma obra da prefeitura de Trajano de Moraes. As melhorias foram feitas após o pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes. A ação aconteceu através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. No precisou ser aberto um novo buraco e novas manilhas foram colocadas, dando assim mais vazão ao fluxo de água.

O local recebe todos os dias uma concentração grande de água de nascentes ao entorno. Em dias de chuva o volume desses pontos aumentava o que impossibilitava a vazão fácil da água, já que o local retém com facilidade lama, folhas e galhos que caem das árvores. Máquinas e caminhões precisaram ser usados no serviço. “Esse problema afetava o local há mais de 10 anos. Agora tenho certeza que o problema foi resolvido”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Os dejetos retirados pela máquina retroescavadeira tiveram de ser jogados no terreno abaixo. “O acesso teve que ser feito com a máquina e em seguida colocamos as manilhas. A passagem antiga era menor e estava entupido, o que prejudicava a saída da água. Por ser uma área de pântano, o local tinha muita lama e isso também colabora para o acúmulo de água em dias de chuva. Agora com a colocação de novas manilhas, o acesso será mais fácil o que dará mais fluidez à água antes acumulada”, explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Alves Nogueira – Batista.

Ele disse ainda que esse tipo de ação, como limpeza, desobstrução das manilhas e retirada de resíduos acontecia frequentemente. “Agora resolvemos, pois trocamos as manilhas menores por maiores. O serviço já está na fase de calçamento no local. Os paralelos tiveram de ser retirados e agora estão sendo colocados todos no lugar. Tenho certeza que foi resolvido. Quanto às nascentes elas terão de ser vistas por essa área é de pântano, o u seja, acumula muita água. Mas temos um plano de fazer neste lugar um estacionamento”, enfatizou o vice-prefeito Matias Mendes.

Durante esse tipo de ação de limpeza, muito lixo e entulho foram retirados. “Esse era um serviço constante, porque funciona como uma prevenção aos temporais. Sabemos que o verão é uma época mais propícia a desastres naturais relacionados aos temporais, por conta disso esse ano estamos nos antecipando. As águas de março fecham o verão, é um período que chove muito. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Viana e ao vice Matias Mendes pela ação imediata”, agradeceu o presidente do Hospital Francisco Limongi, Edilberto Afonso Gonçalves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-resolve-problema-de-pantano-e-agua-acumulada-ao-lado-do-hospital-francisco-limongi/