PREFEITURA DE TRAJANO REFAZ ACESSOS COM NOVAS MANILHAS EM PONTOS DE ESTRADAS VICINAIS

A Secretaria Municipal de Obras de Trajano de Moraes continua efetuando um serviço importante nas estradas vicinais do município. A ação segue um cronograma a pedido do prefeito Rodrigo Viana, ou seja, alguns acessos estão recebendo infraestrutura e mais um investimento público. Desta vez a gestão realiza a colocação de novas manilhas e a troca de outras. O serviço está sendo feito todo por funcionários da prefeitura, cumprindo o decreto municipal por conta da pandemia Covid-19.

Antes da colocação das manilhas, a prefeitura fez o alinhamento das estradas e elaborou estudos para calcular a quantidade de água perto de brejos e córregos em dias secos, e calculou também a média para os dias de muita chuva. “Essa obra é duradoura e de grande importância. Aqui neste local, por exemplo, não haverá mais o transtorno do brejo em dias de muita chuva. Isso causava lama e acúmulo de água em vários locais, o que ajudava a danificar ainda mais alguns pontos nas estradas”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Durante o primeiro semestre deste ano, já foram recuperados mais de 500 quilômetros de estradas vicinais, com patrolamento, troca de manilhas, colocação de cascalho, manutenção e roçada de matos. “Vale dizer que as ações de manutenção das estradas rurais fazem parte de um programa contínuo do Governo Municipal. Na atividade, foram utilizadas caminhão e retroescavadeira para colocar as manilhas nos locais, além da mão de obra dos funcionários da prefeitura”, enfatizou.  Essas estradas são utilizadas diariamente por vários moradores. Alguns locais estavam sofrendo assoreamento em dias de chuva e oferecia risco à passagem da população.

Ainda de acordo com o prefeito Rodrigo Viana, os trabalhos precisaram ser intensos, até mesmo para evitar um problema futuro.  “O segredo da boa trafegabilidade das estradas rurais é garantir que a água das chuvas, por exemplo, corra apenas nas margens e não na pista de rodagem. Além disso, a secretaria municipal de Obras vem trabalhando na recuperação de alguns acessos. A zona rural depende diretamente dessa logística. Nosso trabalho de recuperação visa garantir acesso aos produtores e aos moradores das áreas rurais”, concluiu o chefe do executivo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-refaz-acessos-com-novas-manilhas-em-pontos-de-estradas-vicinais/